A mágica que o planejamento faz.

Photo by rawpixel.com on Pexels.com

Eu sempre falo que planejamento não é mágica. Que não adianta você ter tudo esquematizado em planilhas, na sua agenda, e usar vários softwares, etc. O segredo, que não é segredo, é colocar em prática.

Eu me canso de receber mensagens de pessoas que dizem que não conseguem se organizar ou manter o planejamento porque…não deu certo.
Confesso que dá até vontade de rir e chorar, porque desta resposta já me vêm duas reflexões:

  • Se não deu certo, porque não tentar outra forma, outro método? Por que não sentar e descobrir exatamente O QUE não deu certo?
  • Quem coloca o planejamento em prática é a pessoa, logo, se não deu certo, a pessoa que cometeu algum erro. Então onde errou?

Em ambas reflexões, o fim é o mesmo: Onde está o erro?

Seja na escolha do método, seja no não cumprimento do planejamento, seja na má execução, seja na autossabotagem…um ou vários erros podem ser cometidos, mas, acredite: PLANEJAR FUNCIONA! PLANEJAMENTO DÁ CERTO!

Desde pequena eu utilizava a agenda escolar e via que não dava certo porque eu só me lembrava que tinha prova, quando alguém comentava, porque eu anotava na data que a professora passou e não no dia em que a prova seria.
Depois descobri que só anotar no exato dia da prova não era o suficiente, já que eu só me lembrava de olhar a agenda na noite anterior, quando arrumava minha mochila. Tarde demais para estudar.
Aí sim, cheguei à conclusão que, o segredo não era só olhar o dia seguinte, mas olhar as atividades da semana.
Bum!! Consegui encontrar e melhor forma de me planejar!

Percebe que o erro não estava em não anotar? Porque eu anotava. Não estava em anotar no dia certo, porque eu também anotava, mas o erro estava na forma como eu consultava minhas atividades.

Depois de adulta resolvi testar o caderno de organização. Deu tão errado, mas tão errado que não durou nem meio ano, eu já tinha abandonado.
Abandonei e deixei pra lá? Não! Abandonei aquele mas procurei outro que me oferecesse mais praticidade.

Hoje, com 33 anos, utilizo o mesmo método de organização e planejamento: O Bullet Journal, mas sabe quando comecei a testá-lo? Aos 27 anos. E desde então, por gostar do método, mantive o uso, porém fazendo vários testes, pesquisando várias pessoas que o utilizam e fazendo com que ele fique com a minha cara, do meu jeito, de acordo com a minha rotina e com a minha personalidade.

Não adianta querer que a máfica aconteça, sem querer aprender o truque!

Todos dão risada quando o mágico tira o coelho da cartola ou quando faz truques com cartas. Todos acham que sabem como funciona e menosprezam a dificuldade do espetáculo, porém esquecem que esses truques só ficaram famosos porque foi dando certo por anos a fio, e ainda dá. Talvez não com você, adulto, mas com crianças é a maior festa!

Se você quer ver a mágica acontecendo na sua vida, descubra quais são os melhores truques que funcionam para o seu espetáculo.
Agora, falar que não consegue e não procurar uma outra forma não é desistir do método, é desistir de ter uma vida melhor.

Caso queira conhecer o método que uso, deixo aqui dois vídeos:
Como se planejar: Passo a passo

Porque utilizo o bullet journal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s