Como avançar e ainda dar conta do momento presente.

Quando eu (re)penso em minha vida e ouço as pessoas conversando, a impressão que dá é que, ou a gente avança e cuida do nosso futuro, ou a gente empaca e fica cuidando só do momento presente.
As pessoas perdem a esperança em um futuro melhor ou, pelo contrário, vivem sonhando tanto com o futuro que esquecem de viver o presente.
Será que, realmente, só há uma ou outra opção?

Pois é. Muito me preocupa pessoas que escolhem ou uma coisa ou outra, porque a chance de olhar pra trás e perceber que não viveu tudo o que poderia viver ou então que não aproveitou ao máximo, é grande.

Isto é um sintoma claro que de quem não planeja sua vida, não planeja seus objetivos, não planeja sua rotina.
Pessoas que acreditam que não conseguem fazer as duas coisas (Olhar com atenção para o presente, sem perder de vista o futuro), são aquelas que vivem atendendo demandas, apagando incêndios, fazendo o que vai aparecendo e não pensam nem no dia de amanhã, afinal, dizem elas como num mantra: “Nem sei se estarei viva amanhã”. Então não vivem bem nem o presente e nem o futuro.

Há aquelas pessoas também que acreditam que a grande sacada é viver intensamente seu presente. É não ficar preocupado com o futuro, afinal o bom é deixar as coisas acontecerem, é seguir o fluxo natural da vida.
Se você é uma pessoa milionária, que não precisa se preocupar em ter dinheiro para pagar suas contas eternamente e sem responsabilidades (filhos, casa, saúde, cônjuge, etc), até concordo com você. Viver vira um hobby: Você faz o que quer, vai para onde quer e segue sua intuição 24hs por dia, o que para mim, parece entediante, toda hora ficar esperando “a vida fluir”, ao invés de buscar o que quer, mas tudo bem, a questão é que, neste contexto, é completamente possível “deixar a vida levar”.

Agora, para nós que temos responsabilidades e queremos alcançar coisas maiores, viver experiências diferentes das que vivemos no dia a dia e que esperamos mais de nós mesmos, a melhor opção é planejar, projetar, arquitetar, pensar no nosso futuro, seja este futuro o hoje à noite, o amanhã, semana que vem, mês que vem ou o próximo ano em diante.

Concorda comigo que, quem vive à mercê do “deixe o fluxo natural acontecer” acaba não escolhendo o que quer viver, mas vive sendo empurrado pelas circunstâncias? Eu não gosto desta ideia.

E sabe o que é melhor ainda, que as pessoas não te contam? É que quando você se planeja, fica muito melhor preparado para improvisar.
Sério! Não é que você, de vez em quando, não vai poder seguir sua intuição, querer fazer algo impulsivo ou fora do planejado, mas é que, depois de tomar uma decisão “não-combinada”, você vai saber para onde voltar, do que vai abrir mão e o que vai negociar consigo mesmo.

Vou te dar exemplo para ficar mais claro.
Existe uma brincadeira com a vassoura que algumas pessoas jogam de dois jeitos:
1. Você coloca a testa no cabo da vassoura e gira para ver quem dá mais voltas sem cair.
2. Você coloca a testa no cabo da vassoura e gira um tanto de vezes e depois sai correndo para bater em um sino.

O primeiro caso é a pessoa que não se planeja. Ela está lá girando loucamente com o único propósito de continuar girando e depois que não aguenta mais, só resta sentar no chão e esperar e tonteira passar.

No segundo caso, a pessoa sabe quantas vezes precisa girar e depois sabe que tem que bater no sino. Ela não está simplesmente girando aleatoriamente, perdendo tempo.
Consegue perceber a diferença? Até o “girar na vassoura” é com foco. Ela sabe para onde precisa ir em seguida.

Como tem sido sua vida? Um eterno girar na vassoura e só ficar tonto no fim, ou se permitir ficar tonto mas, depois, saber qual o passo seguinte?

Escolha certo! Comece hoje mesmo a se planejar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s