Não consigo ficar sozinho.

Você pode estar casado por anos, pode estar no início de um namoro cheio de amor, pode ter vários e vários amigos para sair ou uma família gigante, mesmo assim precisa ter o seu tempo consigo mesmo.

adult alone bracelet casual
Photo by Pixabay on Pexels.com

Parece que, por causa da internet e do excesso de pessoas que acessamos ao mesmo tempo, temos uma falsa sensação de companhia. Se eu estiver sem ninguém pra conversar, chamo alguém no whatsapp. Se não tiver ninguém para contar as novidades, vou no facebook. Caso não tenha alguém para trocar carinhos, recorro Tinder, e nossa vida “internética” parece preencher uma falta, mas esta falta precisa ser curtida também.

A partir do momento que entendemos quem somos, como somos, nossas necessidades e desejos, percebemos que não podemos fugir de nós mesmos. Não podemos nos esconder nos outros. Não devemos esconder nosso silêncio nos barulhos das multidões.

Engana-se quem acha que não ter companhia é triste. Você pode ter seu momento sozinho, mesmo tendo a opção de ter companhia e quando você chega neste nível é sinal que sua maturidade emocional está alta.

Escolher passar uma tarde só com você, curtindo fazer coisas por sua própria vontade, ir a lugares que, teoricamente, são para casais ou para grupos de pessoas irem e nem se incomodar é uma bomba de ânimo para nossa autoestima e um estímulo para continuarmos cuidando de nós, das nossas emoções, do nosso corpo, da nossa alma.

Principalmente as mulheres são pegas com este tipo de sentimento inferiorizado em relação a sair sozinhas. Como foi nos imposto que como mulheres precisamos sair ou com nossos namorados ou com nossas amigas, em alguma ocasião que não houver uma opção ou outra, a sensação de tristeza ou de abandono tomará conta.

Saiba que, para quem nunca teve esta experiência, pode parecer estranho no começo. A sensação de que “falta alguém” virá. Ma, com o tempo, quando você insiste, começa a aprender e ver o número de coisas que consegue fazer justamente porque está sozinho.

E depois, mesmo tendo alguém, mesmo podendo chamar outras pessoas, irá manter o costume de passar um tempo consigo mesmo.

E não estou me referindo só a ficar em casa sozinho, hein. Isto não conta. Estou falando de sair, se arrumar, comer, tomar um café ou ir ao cinema. Andar sem rumo ouvindo alguma música, sentar em um banco e só ficar olhando o movimento, enfim, viver experiências que dificilmente você passaria se tivesse a “distração” de alguém.

Ter pessoas para sair não é ruim! É tão saudável quanto, mas escute o que eu estou falando, você consegue aproveitar muito mais a companhia de outras pessoas quando se sente bem com a sua própria companhia. Você É uma melhor companhia para os outros quando consegue ser uma boa companhia para si mesmo.

Algumas dicas para você que quer começar, mas não tem ideias:

  • Se quiser ir ao cinema, evite o horário da noite;
    Como vão muitos casais e grupos de amigos, você pode se sentir mal e logo desistir. Eu já passei por isto e foi terrível. Então comece indo à tarde, pegando as sessões mais vazias que depois encarará numa boa. Mas eu, até hoje, ainda prefiro ir nas sessões da tarde, sem muito barulho de pipoca, sem muito barulho de beijo ou gente chata hahaha
  • Crie um itinerário;
    No começo você não saberá muito bem o que fazer porque começará a associar com atividades de casal ou de grupos, então saiba para onde vai e o que quer fazer, do contrário, o tempo vai parecer que não passa e você irá ficar entendiado e voltar pra casa.
  • Comece com um café;
    Sair para comer sozinho por opção é diferente de sair para almoçar no horário de almoço do trabalho. Você está acostumado a ter gente pra conversar. Jantar então é mais estranho ainda, parece que pede a companhia de alguém. Então comece indo na padaria perto da sua casa, simplesmente tomar seu café da manhã. Depois, vá para alguma lanchonete ou cafeteria mais longe. Faça esta transição até chegar a almoçar fora e quando menos perceber, irá em todos os lugares!
  • Não comente com as pessoas;
    Por mais que as pessoas tentem te colocar pra cima ou te compreender, elas vão ficar com dó e encher sua cabeça de “discursos motivacionais”, que, na verdade, só te desestimulam. Então, caso se sinta inseguro, quando alguém te perguntar, por exemplo, o que você fez no fim de semana, apenas fale o que fez; não precisa falar com quem. Ainda que perguntem, você pode brincar e falar que é segredo. Crie suas estratégias. Algumas pessoas vão começar a se oferecer para ir ou dar sugestões para te ajudar, ouça com carinho, mas releve. Agradeça e siga sua vida.
  • Tenha a experiência de viajar sozinho.
    Todos no mundo deveriam passar pela experiência de viajar sozinho. Seja para uma cidade ao lado como para outro país. Como é diferente! Eu já viajei com amigos, já viajei com namorado e já viajei sozinha e cada experiência é completamente diferente da outra. A liberdade é indescritível, o amadurecimento também e as histórias do retorno, únicas! Não importa se é uma viagem de fim de semana, de uma semana ou de meses. Passe por isto e depois volte aqui para me agradecer. Parece assustador, mas juro que será um presente!

Quando estiver sozinho e bater uma tristeza, olhe para dentro de você e se faça a pergunta:
-O que me falta para me sentir completo neste momento?
-Por que sinto que me falta a companhia de uma pessoa?
-Por que não consigo aproveitar este momento comigo mesmo?
-Por que preciso de companhia todo o tempo e não somente em alguns momentos/dias?
-Qual seria a diferença se houvesse alguém comigo?

Espero que estas respostas te ajudem a aproveitar mais quem você é!

Anúncios

One thought on “Não consigo ficar sozinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s