Mais, Reflexões

Quando recebemos um ‘não’.

pexels-photo-277052.jpeg

Na semana passada falei sobre esperar uma resposta ou um resultado.
O processo em si não é agradável, gera ansiedade e nos deixa vulneráveis.

Hoje quero falar sobre quando recebemos a resposta mas não é aquela que queríamos e não tem mais jeito.
Também não é uma situação muito agradável: esperar a resposta de uma entrevista de emprego e não passar, esperar o dinheiro cair na sua conta e a pessoa não pagar, esperar a hora de ser apresentado e a pessoa esquecer, enfim, não é nada bom quando recebemos o temido ‘não’.

Mas sabemos também que não temos como fugir dele. Em algum momento a resposta será negativa e não teremos solução que não seja aceitar.
Mas aceitar pode ser um processo mais enriquecedor. Veja algumas dicas:

  1. Reflita no porquê do não.
    Logo de cara, o ‘não’ é terrível. Quebra nossas pernas, nos joga da janela do décimo andar sem nem sabermos como caímos. Dá uma certa raiva ou tristeza, mas pensar um pouco no porquê do não nos ajuda a entender a situação como um todo: não passei porque não tinha todas as qualificações para a vaga, não fui bem porque não estudei o suficiente, não  consegui porque não estava pronto comparado a outros, não me quis porque não tínhamos mesmo nada a ver um com o outro. Isto se chama ‘avaliar a situação’.
    Nem todas as respostas serão dadas, mas algumas sim. Então, ao invés de ficar se perguntado “por que não consegui?” ou “por que não deu certo?”, pergunte-se de verdade! E se responda!
  2. “O que faço agora?”
    Sentar e chorar pode ser uma opção no começo, mas depois você vai ter que tomar uma atitude. Então não fique só se remoendo e se punindo que não deu certo. Pense em quais serão os próximos passos, seja para tentar novamente como para tentar coisas diferentes.
    Tirar aprendizados pode ser super enriquecedor para os dias em que se deparar na mesma situação. Você já estará mais preparado e terá mais maturidade para lidar.
  3. ‘Não’ nem sempre é ruim.
    A gente acha que receber um ‘não’ é ruim porque perdemos a visão do todo. Queríamos algo tão obstinadamente que não enxergamos nada à nossa frente. Não olhamos outras opções.
    Quando você receber um não, avalie se isso foi realmente ruim. Às vezes é sinal de que não estava na hora ou que coisas melhorem poderão vir por causa deste não.
    Depois de receber um não, você pode se preparar melhor, aprender coisas novas, amadurecer, e se fortalecer, ter uma opinião mais firme sobre si mesmo ou sobre os outros, etc.
    Não veja o ‘não’ como algo negativo todo o tempo. Pode ser um ‘sim’ disfarçado de uma oportunidade muito boa!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s