Mais

Como introduzir o minimalismo na sua vida profissional

O minimalismo virou uma moda. Todos falam sobre como se fosse algo “inventado” agora, mas já existe desde o século passado. Começou através das artes e do design e agora já virou filosofia de vida para muita gente.
Minimalismo é a redução de elementos. É diminuir até possuir o mínimo possível. Mas calma! Deixe todos os seus preconceitos em uma caixinha e continue lendo com atenção.
Se você jogar na busca da internet o termo ‘minimalismo’ vai encontrar pessoas contando o número de peças no guarda-roupa ou então depoimentos de como largaram tudo para viverem como nômades, vivendo “de amor”. Mas não é exatamente isto.

Minimalismo é tirar os excessos, reduzir o desnecessário e investir no que perdura.

Como introduzir, então, este conceito na sua vida profissional?

1.REDUZA O NÚMERO DE COISAS DESNECESSÁRIAS DO SEU ESPAÇO DE TRABALHO.
Hiroshi Nittono, pesquisador da Universidade de Hiroshima, comprovou que

“Se as pessoas podem se concentrar na tarefa que têm em mãos sem se distrair com as coisas, sua produtividade aumenta”.

Isto não quer dizer que seu ambiente precisa ser todo branco, sua mesa vazia e seu fundo de tela com uma paisagem paradisíaca, só quer dizer que os entulhos que você só deixa porque não sabe o que fazer com eles precisam ter um destino. Afinal sua mesa/ sala não é depósito.

 

2. ELIMINE REUNIÕES E TAREFAS QUE NÃO SÃO IMPORTANTES.
De acordo com o estudo “Quatro caminhos para uma organização focada”, da Bain & Company , em muitas empresas perde-se 25% ou mais do tempo de trabalho com atividades de baixo valor ou completamente ineficientes.
Sabendo disto, não marque reuniões que podem ser resolvidas com uma ligação ou com um e-mail, não aceite tarefas que não tem a ver com sua função ou que vão tirar teu foco do que é realmente importante, aprenda a delegar, não aceite tarefas apenas para mostrar o quanto você é capaz; isto se chama insegurança e pode te sobrecarregar a ponto de não dar conta nem do que era sua função.

 

3. DESTRALHE SEUS SENTIMENTOS.
“Como assim, Joyce? Destralhar meus sentimentos? Pensei que estávamos falando de ambiente de trabalho.”
É isto mesmo. Ou você vira um robô quando entra na empresa?
Quantas vezes guardamos raiva por alguém que nos trata de forma injusta ou superior? Ou então nos sentimos inseguros em relação a alguém ou à crise? Quantas vezes deixamos nossa imaturidade tomar espaço e guiar nossas decisões?
Destralhar os sentimentos é, racionalmente, filtrar o que deve ir e o que deve ficar. Sentimentos que nos atrapalham precisam ir embora. Não dá para nos deixarmos levar por eles e perdermos o foco ou tratarmos alguém de forma fria ou injusta.

 

4. USE MELHOR SEU TEMPO.
A melhor desculpa para não fazer algo é a falta de tempo. Já virou até sinal de status. Não ter tempo é sinal de gente ocupada. Eu já escrevi pra vocês a diferença entre estar ocupado e ser produtivo (clique aqui para reler) e falta de tempo não é coisa boa. É sinal que você está priorizando o que não é prioritário.
Então escolhe o que fazer com seu tempo: onde estar, com quem estar, o que fazer, o que não fazer, quando dizer sim ou não, quando permanecer e quando sair, etc. Tudo isto só depende de você.
O fluxo da empresa pode até te empurrar para algumas situações sem saída, mas para as outras, você é o condutor.
Entrar mais cedo e sair mais tarde não são mais sinal de profissionais eficazes, e sim, de profissionais que não conseguem fazer o que precisam fazer no tempo disponível.
O objetivo não é te rotular como minimalista, mas te mostrar os benefícios: uma vida mais equilibrada e consciente e um ser humano que não se deixa perder-se entre excessos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s