Produtividade

5 dicas para começar seus projetos de forma promissora.

Imagem relacionada

Existe um desejo gigante dentro de cada um de nós de vermos o que fazemos dar certo. Lógico que este “dar certo” é relativo, pois para cada um pode ser uma resposta diferente, mas não é sobre isto o assunto de hoje.

Hoje eu quero te incentivar a continuar nesta busca por fazer as coisas acontecerem e ver os frutos do seu esforço.

Quero compartilhar 5 dicas para começar seus projetos de forma promissora:

  1. Comece com um projeto por vez.
    É muito comum, principalmente para os mais criativos, brotar mil ideias e ter mil projetos em andamento. Não tem problema. Mas a questão é a atenção que você vai dar para cada um. Foque 100% no planejamento de um, depois siga para o próximo. Se você estiver cuidando de dois ou mais projetos precisa se organizar bem, pois se misturar uma coisa com a outra pode perder prazos e ser o começo de erros e mais erros em cascata.
  2. Estabeleça prazos.
    Se você não sabe para quando quer que alguma coisa aconteça ou esteja finalizada, a tendência é começar a empurrar com a barriga e deixar rolar por meses e meses. Quando estabelecemos uma data, acabamos ficando presos à ela e criamos mais compromisso. É aquela velha história dos dois amigos que não se vêem por muito tempo e quando se encontram na rua falam: “Precisamos marcar um café para colocarmos as notícias em dia!”. Provavelmente nunca marcarão. Agora se um deles falar: “Vamos marcar neste fim de semana um café para colocarmos as notícias em dia?”, muito provavelmente eles se verão.
  3. Faça um levantamentos dos recursos necessários.
    Seja um papel sulfite ou uma quantidade alta em dinheiro, você precisa listar os recursos que vai precisar para colocar seu projeto em prática: pessoas, dados, materiais de escritório, espaço, dinheiro, etc. Estas informações também te ajudarão a ter uma visão mais clara e mais REAL da situação. Se você sabe o que vai precisar (e estabelecer prazos para consegui-las), fará o projeto decolar muito mais rápido do que se correr atrás quando a necessidade surgir. Tudo o que deixamos para última hora sai mais caro, então coloque esta informação no seu planejamento.
  4. Tenha um mentor
    Mesmo que você tenha muito conhecimento na área, é bom ter um mentor, um amigo, um coach, um conselheiro, alguém para compartilhar suas ideias e pedir conselhos. Esta pessoa é extremamente importante pois terá um outro ponto de vista. Se você estiver “viajando” demais, esta pessoa poderá te trazer pro chão e se você estiver muito limitado, esta pessoa poderá te trazer diferentes possibilidades.
    Mesmo que seu projeto seja um segredo, se buscar a pessoa certa, perceberá como é muito mais produtivo trocar ideias com alguém.
  5. Confie que vai dar certo
    Sempre que começamos algo novo caímos no erro de: ou acharmos que tudo vai dar certo, e não prevemos os riscos; ou de acharmos que nada dará certo, e já determinamos nosso fracasso no primeiro passo. A insegurança ou o excesso de segurança mina nossa confiança e embaça nossa visão, a consequência é perda de qualidade no trabalho e perda de energia para o que poderia ser mais simples.

Lembre que a crise é o momento perfeito para novas oportunidades, pois é em momentos de grandes necessidades que pensamos em soluções.

Vai fundo!

Boa sorte! 🙂

 

 

 

Anúncios

2 thoughts on “5 dicas para começar seus projetos de forma promissora.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s