Produtividade

Dicas úteis para manter a produtividade mesmo com o tempo SUPER apertado!

Imagem relacionada
Me sinto feliz quando termino um livro e, principalmente, se ele me fez bem, se me ensinou coisas novas.
Gosto também de investir nesta indústria que tem sido tão desvalorizada. Cada vez que compro um livro estou incentivando um escritor a continuar escrevendo!

Mas nos últimos meses não estava conseguindo ler como gostaria.
A verdade é que eu pensei que minha adaptação a trabalhar em São Paulo e morar em Santos seria mais rápida. Também pensei que, como estou fazendo já há algum tempo, já estivesse completamente adaptada.
Reparei nesta semana que não, e foi justamente através da leitura.

A melhor forma para eu conseguir fazer o que quero e o que preciso é criando rotinas.
Sempre esquematizo minhas atividades de forma que cada espaço no meu dia seja utilizado de forma produtiva.
E foi aí que a ficha caiu!

Mesmo que eu tentasse a todo custo ler, não conseguia.
Se você reparar nos vídeos “Você escolhe”, no canal, eu sempre terminava o livro no mês seguinte, sendo que a proposta era liberar no fim do mesmo mês. Eu não estava conseguindo ler nem mesmo 1 livro no mês. Isto estava me deixando triste.

Então fui relembrando do que deu certo e voltei aos meus métodos antigos.
Já compartilhei com vocês meus hábitos de leitura aqui, mas estava fazendo algumas coisa diferentes, pois minha rotina estava diferente. Hoje, com o tempo contado tive de ser mais “didática” comigo mesma e tem dado certo.

Primeiro, já entendi que livros mais grossos não poderão fazer parte do quadro no canal pois não cumprirei com o prazo. Segundo, se eu começar a ler um livro mais longo, mesmo que não seja para o canal, terei de entender que demorarei mais que o normal.
Terceiro que preciso seguir meu cronograma à risca, se quiser terminar minhas leituras. E é isso que tenho feito: agora conto o número de páginas do livro e divido um número “x” para ler diariamente. Em alguns dias consigo ler o equivalente a dois dias, se o livro é mais fluido, por exemplo, mas isso não quer dizer que não lerei no dia seguinte, pelo contrário, quer dizer que devo continuar minha rotina, para até terminar antes do tempo estimado.

Também estou conseguindo terminar de assistir séries, que antes eu só assistia aos fins de semana. Baixei no Netflix e assisto no trajeto de volta para casa. Me sinto melhor pois não gosto de voltar dormindo e a obrigação de dormir só porque as luzes do ônibus estão apagadas me deixa mal.

Nas noites que tenho livre, nas terças ou nas quintas também consigo gravar vídeos, pois como entendi que meu tempo está escasso, dei preferência para vídeos mais curtos (como vocês devem ter percebido nestes vídeos da maratona 365 dias): Consigo gravar mais vídeos no mesmo dia, demora menos para renderizar no editor,  edito mais rapidamente e sobe muito mais rápido para o youtube!

Acho que o importante é sempre pensarmos no que podemos fazer com o tempo que temos, e não, desejar mais tempo para fazer tudo o que queremos. Não temos como comprar mais tempo. Deixar para fazer tudo só quando tivermos tempo pode ser uma péssima decisão.

Faça hoje o que você pode e aproveite as lacunas que às vezes não dá importância. São elas que têm salvo meus dias! 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s