Reflexões

Como lidar com situações difíceis.

2498429

Certas coisas a gente não planeja. Às vezes a vida nos dá uma rasteira tão grande que quando percebemos, já estamos caídos. rs E em outras vezes não estamos caídos mas estamos nos segurando pra não cair.

A vida não é fácil pra ninguém. Mesmo aqueles que vivem em condições econômicas melhores têm seus próprios problemas. Não devemos compará-los ou criar um ranking, afinal problemas são problemas para todos!

Hoje queria compartilhar algo que vale a pena tentar quando você estiver em uma situação realmente difícil: tire o foco.
Costumamos achar que quanto mais pensamos nele (no problema) e bolamos soluções, mais rápido irá passar, mas a verdade é quanto mais pensarmos nele, mais ele ficará na nossa mente. Parece óbvio, mas vamos lá:

Você está enfrentando problemas financeiros. Fica pensando nas suas contas vencendo, nas contas que vão chegar e você não tem dinheiro, nas coisas que queria fazer mas não vai poder, nas pessoas que pediu dinheiro emprestado e vai ter de dizer que não tem condições de pagá-las ainda, no dia do salário que vai chegar mas você não vai nem ver a cor…não te dá um aperto no coração só de ler este texto?

Então vamos a outro exemplo: Você está com problemas com alguém. Seja parente, amigo ou cônjuge. A situação parece piorar a cada dia. Você está no mesmo lugar que a pessoa e não consegue disfarçar, dorme com raiva ou magoado com a pessoa, acorda mal, tenta conversar mas não adianta, fica falando com todo mundo sobre a pessoa e vendo quem está a favor ou contra, começa a sentir uma queimação toda vez que come, não digere bem, é ouvir o nome da pessoa que seu humor muda. Também não te dá um peso só de imaginar essa situação?

A gente fica pensando tanto em soluções que o problema nunca sai da nossa cabeça! E quanto mais “tentamos” resolver, maior ele parece ou então quando dá errado a frustração vai tornando o problema sem solução.

Agora, quando você “dá um tempo” pra situação, vive sua vida, a resposta ou a solução surge de forma muito natural. Às vezes não é o que gostaríamos. Às vezes a solução pode ser difícil, tanto quanto a situação. Às vezes você não vai conseguir um retorno tão rápido, mas você vai ter a certeza de que está tomando a melhor decisão.

Então não estou pedindo para você esquecer o problema. É quase impossível! Mas estou sugerindo que não deixe que ele tome toda tua atenção a ponto de você não conseguir viver outras experiências ou se relacionar com outras pessoas.
Dê a atenção na medida e sua mente estará tranquila o suficiente para pensar no que fazer.

O que você acha sobre isto? O que você costuma fazer pra lidar com situações difíceis? Escreva pra mim! 😉

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s