Reflexões

O fardo da carreira de sucesso.

Resultado de imagem para career burden

Quem é que nunca passou pela situação de encontrar alguém que não via há algum tempo e fez comentários a respeito do que a pessoa está fazendo?
Sabe, comentários do tipo: “Nossa! Encontrei fulana e ela está super bem! Está trabalhando em uma empresa super chique, nossa! Subiu na vida!”
Ou então: “Meu Deus! Desde que eu conhecia essa pessoa ela não queria nada da vida. Já é um adulto e nem tem uma carreira consolidada, deve ganhar super pouco, está fazendo ‘tal coisa’!”

Calma, você não está só. Estamos sempre comparando porque, no fundo, nos preocupamos com o que pensam sobre nós também. Sabemos que nos comparam e queremos impressionar. Quando falamos sobre nós acabamos floreando ou tornando maior do que é. Quem já não se pegou falando sobre sua profissão como se fosse o presidente da empresa? “Ai eu faço muita coisa! Sou responsável por isso e aquilo, etc”.

Ter uma carreira de sucesso acaba sendo um peso. Não depende só de nós, o mercado não ajuda e as pessoas ao redor também não.
Queremos ser bem sucedidos, buscamos as melhores oportunidades, estudamos, nos atualizamos e, no meio do caminho, descobrimos que fazemos tudo mais pelos outros do que por nós mesmos.

Ficamos tão preocupados com o que vão achar de nós e o que vão falar a nosso respeito que esquecemos de escolher por nós mesmos.
Escolhemos a faculdade porque nossos pais queriam ou porque nossos pais já tinham um comércio. Ou então decidimos nossa carreira baseada – apenas – na possibilidade de um salário robusto e o status que teremos falando que somos isso ou aquilo.

Esta pressão é terrível e se deixarmos que ela nos domine, em algum momento de nossas vidas, elas que decidirão por nós. Elas que determinarão nosso futuro, mas não serão elas que sofrerão nossas dores, por isso é preciso levar de forma mais leve, sem menosprezar sua importância.

Se você ainda não chegou onde quer não se culpe, mas não se renda. Não se torture, mas não desista. Não se envergonhe, mas não pare no tempo.
A vida continua acontecer apesar das escolhas que tomamos, então tome boas decisões, baseadas no que você quer e sem dar maior importância que o correto às opiniões e pressões alheias.

Sucesso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s