Produtividade

Foco no trabalho ou foco na carreira?

carreira-1
Fonte

Este ano de 2017 será marcado pra mim como o ano de decisões, e como você já deve ter visto lá no youtube, a minha palavra de ordem do ano é FOCO. Não é à toa que, em meio a tantas decisões, eu preciso saber exatamente o que quero para decidir sabiamente, rumo aos meus objetivos.

O que eu mais quero é ser feliz fazendo o que gosto  e levar uma vida financeira estável e confortável como uma das recompensas.
E para isto me questiono todo o tempo quão perto estou do que desejo pra minha vida profissional.

Numa destas horas em que parei para pensar me questionei o que acabou virando o tema deste post: Foco no trabalho ou foco na carreira?
Em uma das decisões que tenho que tomar, isto fez sentido pra mim.
Foi algo que uma colega de trabalho me falou algumas vezes, mas que eu não conseguia entender. De repente, a ficha caiu.

Às vezes ficamos tão inebriados pelas oportunidades incríveis que aparecem em nossas vidas que acabamos tirando os olhos do que realmente queremos fazer. Nem sempre o que você está fazendo É o que você quer, mas está relacionado ao plano maior.
Deu pra entender?

Focar no trabalho é manter seus olhos, seu esforço, seu tempo, suas energias exatamente na sua função, na sua profissão. Focar na carreira é ter o olhar macro, como se você estivesse olhando de cima e tivesse uma visão do todo. Não necessariamente sua função é a ideal ou satisfatória, mas é um passo para aquilo que realmente deseja.

Quando focamos no nosso trabalho corremos o risco de nos desmotivarmos, principalmente porque quando você chega ao máximo que poderia a tendência é se perguntar: “E agora? Vou fazer exatamente isto para o resto da minha vida?”
Para quem gosta de desafios, isto pode ser extremamente destruidor.

Quando focamos na carreira, sempre temos algo para aprender e passos parar dar.
Sabemos que por mais que estejamos em uma função limitada, podemos buscar novos desafios aprendendo mais ou até mesmo alçando vôos mais altos em outros lugares.

Foque no que é grande, no que é crescente, no que te dá mais oportunidades e no que vai te motivar a crescer: sua carreira.
Ainda que demitido sua carreira não acaba, apenas seu trabalho. Ainda que não receba o reconhecimento merecido sua carreira não fica escondida, apenas sua função. Ainda que não te olhem com o olhar que você gostaria, quem não te olha é seu gestor ou sua empresa (trabalho), mas o mercado (carreira) continua acontecendo e abrindo oportunidades.

Mantenha seu foco no que vale a pena e no que perdura!

Sucesso!

Anúncios

6 thoughts on “Foco no trabalho ou foco na carreira?”

  1. Olá e obrigado pelo seu post!
    Era exatamente o que procurava para um dia como hoje.
    Estou a mais de dois meses nesse dilema, ainda mais quando “não te olhem com o olhar que você gostaria, quem não te olha é seu gestor ou sua empresa (trabalho)”, é como se eu fosse sendo mutilado cada vez mais. É sentir que sua capacidade não está sendo aproveitada ao máximo, nem próximo disso.
    Por mais que estejamos sendo pagos (fazendo nosso trabalho), todo profissional que se preze deve pesquisar os rumos da sua carreira por formação. E no meu caso, foi identificado que o mercado está apontando para outra direção.
    É muito bom poder trocar informações sobre esse aspecto. Abraço!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s