Produtividade

Como manter o foco e ser mais produtivo no seu dia.

Entenda-os-benefícios-de-ferramentas-de-gestão-para-o-direcionamento-à-produtividade-1.jpg
Fonte

Se tem uma coisa que tenho desenvolvido com  o passar do tempo é ter foco.
Mas nem sempre foi assim.
Eu sempre tive objetivos, mas não os alcançava porque me perdia entre um passo e outro. E objetivo e foco não são a mesma coisa.
Eu posso saber onde quero ir, mas não seguir o caminho que preciso para chegar.
Já falei sobre isto em um vídeo, deixo aqui caso queira assistir:

 

Bem, temos que ter foco numa visão macro: projetos a longo prazo, planejamento, missão de vida, etc.
Mas também precisamos ter foco numa forma micro: rotina, tarefas do dia a dia, decisões.
No post de hoje vou falar sobre a visão micro.

Vou começar falando do básico: Distrações. Não tem tarefa que seja concluída se a todo momento você se deixa interromper por distrações. Repare que escrevi “se deixar interromper”, porque nós colaboramos muito para nosso insucesso, isto se chama “auto-sabotagem”.

Já que você já sabe disto, jogue seu celular na ilha do esquecimento.
Sim! Não basta colocar no modo vibra, coloque no modo avião. E se você é do tipo dedinho nervoso não basta colocar no modo avião, coloque dentro da sua bolsa e esqueça que ele existe!

Mas, Joyce, e se alguém me mandar alguma mensagem urgente?
Sério? Sério que você vai vir com este golpe pra cima de mim? Poi então eu tenho a resposta: estipule horários para acessá-lo!
Eu estava com dificuldade para colocar meu celular na ilha do esquecimento porque, como tenho o Dica pra Hoje, gosto de acessar de tempos em tempos pra acompanhar os comentários e as visualizações nas minhas redes sociais, até reparar que eu entrava de cinco em cinco minutos pra ver coisas que já tinha visto. Simplesmente pelo hábito. Agora já tenho a solução! Estipulei de acordo com minha rotina. Acesso antes de entrar no trabalho, no meu intervalo da manhã, no meu horário de almoço, no meu intervalo da tarde e depois que saio do trabalho. Lembrando que os intervalos da manhã e da tarde nem são tão necessários. Com o tempo vou cortá-los.

Problema do celular resolvido, agora vamos às distrações sonoras.
Nem sempre podemos ir para um lugar silencioso para trabalhar ou fazer nossas tarefas em casa ou em lugares públicos, então tenha uma playlist que te ajude.
Eu encontrei uma playlist tanto no deezer quanto no spotify que me ajudam muito. Eu busquei por “concentração”, vieram algumas e eu escolhi a que mais me agradou. As ideais são as instrumentais porque se forem cantadas, ao invés de te concentrarem vão te distrair mais ainda e quando menos perceber você está segurando a caneta como um microfone! rs

A mais temida também ajuda – e muito – a manter o foco: tenha uma lista de tarefas.
Uma lista de tarefas bem feita não só te ajuda a saber o que você vai fazer, como quanto tempo vai precisar, de acordo com a complexidade de cada item.
Como você já tem na sua agenda seus compromissos e a sua lista de tarefas, é só escolher de acordo com as prioridades. Não comece fazendo algo desimportante que poderia ser deixado pra depois em detrimento de algo que você precisa fazer com mais urgência, nem que seja pra que fique em paz!
A lista te dá um norte! Você só perde o rumo se quiser.

E para os “intensos” de plantão, a última dica é vá com calma.
Já era esta ideia de que você precisa ficar o dia inteiro fazendo a mesma tarefa.
É importante que você comece e termine, mas para isto, não quer dizer que precisa ficar o dia inteiro direto. Faça intervalos: vá ao banheiro, tome um banho, coma alguma coisa, acesse suas redes sociais rapidamente e então estará pronto para voltar à tarefa.
Se você ficar horas e horas fazendo a mesma coisa, pode acontecer de cair no automático e descobrir que passou metade – ou mais – do tempo fazendo nada…só achando que estava fazendo. Acontece muito!
Algumas vezes realmente nos empolgamos e quando percebemos o tempo voou. Não tem problema. São casos específicos e esporádicos, ok?!

Pronto para ter mais foco no seu dia?
Suas tarefas podem ser realizadas com sucesso e qualidade, só depende de você!

Anúncios

3 thoughts on “Como manter o foco e ser mais produtivo no seu dia.”

  1. Muito bom!!
    Duas técnicas que me ajudam muito:
    O GTD (Get Things Done) para organizar as prioridades e chegar na lista de tarefas e a técnica Pomodoro, em que vc foca por 25 minutos com intervalos regulares.

    Gostar

    1. Oi Mari! Que bom que gostou!!!! Realmente o método GTD é muito interessante, tenho tentado conhecer melhor, mas ainda não li o livro e a técnica Pomodoro também é muito boa!! Me ajuda a focar nas tarefas que costumo procrastinar! Obrigada por comentar por aqui!

      Gostar

    2. Não consegui nem responder por aqui nem presencialmente rs Desculpe. Mas obrigada por deixar seu comentário! O método GTD é realmente incrível e a técnica Pomodoro ajuda bastante nos atividades em que não conseguimos focar. Fique à vontade para comentar sempre e aparecer por aqui! 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s