Produtividade

Como administrar suas expectativas

solucao
Fonte

Expectativa: Situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.  (Fonte)

Ter expectativas é bom. Todos temos.
Às vezes temos expectativas de que algo bom vai acontecer ou de que coisas ruins vão acontecer. Temos expectativas de que alguém vai mudar ou de que a pessoa vai se dar mal se continuar agindo de determinada maneira.

Faz parte do ser humano ter expectativa.

A cada virada do ano criamos expectativas de que tudo será diferente ou partimos pro oposto, que tudo será exatamente igual. (Se foi ruim…)
Temos um dispositivo que ativa nossas expectativas: Pessoas que conhecemos, lugares que vamos, datas comemorativas, um início de relacionamento, novo emprego, dinheiro, etc.

Eu geralmente espero algo extremamente positivo e depois me frustro ou porque foi muito ruim ou então porque foi bom, mas podia ter sido melhor.
É necessário administrar as expectativas pra que elas sejam nossas amigas, ferramentas positivas, gatilhos bons. Nem mais, nem menos. Na medida exata.

Quando começamos algo novo é importante enxergar os dois lados: como é e como eu gostaria que fosse. Depois vem o próximo passo: o quão perto ou o quão longe esta situação está de como eu gostaria que estivesse? 

Sabendo responder estas perguntas, toda vez que começarmos a nos frustrar ou nos decepcionar, conseguiremos racionalizar a situação, retroceder um pouco e perceber quanto da minha frustração é realmente pela situação e quanto é devido à expectativa que coloquei.

Dependendo da resposta será necessário retroceder um pouco e repensar os próximos passos.

Expectativas em demasia, seja para o lado positivo como para o lado negativo, geram ansiedade e estresse e podem até desencadear doenças físicas.
Por isso é necessário estarmos com o alarme alerta para não cairmos na armadilha da nossa mente.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s