Reflexões

4 vantagens de ser visto como inferior.

addiction-depression-and-suicide_197
Fonte

Já ouvi muita gente reclamando que são vistas com olhar de inferioridade ou que não recebe o crédito pelo que faz. Já vi pessoas que entraram em depressão porque sentiam falta de apoio, de elogios.
Eu sei que é realmente difícil viver com o olhar de reprovação das pessoas e que gostamos de receber elogios e aplausos, mas descobri que existe um lado bom nisso que as pessoas não costumam enxergar.

Geralmente quando somos vistos como inferiores não existe pressão para fazer planos ou tomar decisões já que as expectativas são baixas. Você já deve ter ouvido pessoas falando que, como recebiam muito destaque, se sentiam pressionadas a acertarem sempre e a sempre serem os melhores. Não ter esta pressão é simplesmente libertador.

Pessoas não muito apreciadas, elogiadas ou em destaque geralmente recebem elogios por qualquer coisa que fazem. Por exemplo, começou a trabalhar, logo vem: “Olha só, fulano começou a trabalhar… até que enfim”. Ou então “Fulana foi viajar pra um lugar super caro… nossa, onde conseguiu dinheiro…”
Eu sei que são em tom de ironia, mas é uma forma de as pessoas reconhecerem seus sucessos, sem necessariamente saírem do salto. É difícil para os outros admitirem que você fez algo que talvez eles não fariam ou que talvez nunca tiveram coragem de fazer. Veja neste ponto de vista que passará a perceber que os elogios ou o reconhecimento vêm sim, talvez não como você espera.

Um fator que preocupa e prejudica muita gente é o tempo.
Nada pior que sentir que tem que fazer algo novo em uma semana ou que tem que tomar uma decisão importante em alguns dias. Pessoas superexpostas tem esta pressão a todo tempo. Caso elas não tenham “novidades” em pouco tempo, logo serão esquecidas ou se sentirão inseguras porque perderão o olhar da multidão.
Pessoas mais “anônimas” podem pensar com mais calma, planejar com mais foco, decidir quando se sentirem à vontade.

E por último, pessoas despreteridas podem errar sem se sentirem um fracasso. Já que é o que os outros esperam, você não as desapontou. Só “confirmou” o que elas pensavam a seu respeito. Ao invés de você ver como algo negativo, tipo: “Nossa, eles só esperam o pior de mim. Já contam com meus erros…”, você pode mudar seu ponto de vista e pensar: “Bem, posso tomar uma decisão sem medo de errar. Já que pensei com calma, não me precipitei, se eu errar fica o aprendizado e se acertar, saí no lucro”.

A partir de hoje, mude seu ponto de vista!

Também avalie se, de repente, você não está se exigindo demais e por isso acaba pensando que as pessoas exigem demais ou de menos. Fiz um vídeo sobre isto indicando uma leitura, indico que assista, é só clicar neste link.

O importante, independente de como você é visto, é que se realize e desenvolva seu potencial ao máximo! 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s