Produtividade, Reflexões

Eu já sei de tudo!

post5
Fonte

Uma vez, quando eu estava participando de uma etapa seletiva para um projeto voluntário, um dos meus coordenadores comentou sobre minhas roupas. Como eu ia para um país com cultura bem diferente, já estava tentando me desapegar dar roupas “estilo- brasileiras”. E ele disse que isso era muito bom. Que eu sofreria menos na adaptação. E o fato de eu ter feito por conta própria mostrava que eu sou uma pessoa disposta a aprender.

Depois de um tempo, uma coordenadora minha, em um antigo emprego, me disse a mesma coisa: Que uma das minhas principais características é minha facilidade e interesse em aprender.

Eu acho isso muito positivo porque sou curiosa e gosto de buscar respostas. Acredito que todas as situações e todas as pessoas são capazes de me ensinar.
Aprecio também pessoas que são abertas a aprender e que são humildes para reconhecerem seus erros.

Infelizmente nem todos são assim.
Talvez, por insegurança ou baixa autoestima, a pessoa tem mais dificuldade para reconhecer erros e dificuldades e acaba passando a impressão que já sabe de tudo. Aquela típica situação em que você está mostrando a forma certa e a pessoa, além de não estar prestando atenção, ainda fica: “Ah tá. Eu já sei. Já sabia. Vai dar certo. Não tem problema”.

Pessoas assim vivem às custas do jeitinho brasileiro e cometem os mesmos erros, sempre.
Como não estão abertas a aprender nem percebem que erraram e, consequentemente, não avaliam seu comportamento. Sem avaliação não há reflexão e não há mudança de atitudes.

O ruim é que pessoas assim acabam prejudicando o ambiente em que estão, pois seus erros prejudicam processos e atrapalham outras pessoas que estiverem incluídas no contexto.

Não é fácil admitir um erro e também não é fácil se abrir para aprender porque implica em mostrar que você não sabe tudo ou que, talvez, sua solução não é a melhor.
Mas, ver os resultados – mais acertos, mais tarefas concluídas e mais tempo livre – é recompensador.

Abra sua mente e aprenda!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s