Mais

Histórias pra contar…Samuel Klein.

Já conhece a história de sucesso inusitada de Samuel Klein, o empreendedor criador das Casas Bahia?

samuelKlein

Aos 19 anos ele foi preso e mandado, junto com o pai, para o campo de concentração de Maidanek, em seu país natal. Em 1944, conseguiu escapar e fugiu para a Alemanha, onde começou a carreira de comerciante, vendendo cigarro e vodka para as tropas aliadas que ocuparam o país após a queda do nazismo.

Na Alemanha, Samuel casou-se com sua esposa Ana e teve o primeiro filho, Michael e em 1952 partiram para o Brasil, para a cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Os nordestinos, principalmente baianos, foram seus primeiros clientes. Ele vendia roupas de cama, mesa e banho  em uma charrete, foi juntando dinheiro e, em 1957, abriu sua própria loja, que batizou em homenagem aos seus primeiros clientes: Casa Bahia.

O que o tornou famoso nas vendas foi seu método de venda à prestação. Como os moradores da região eram basicamente trabalhadores pobres,sem condições de pagar à vista, logo ele fidelizou sua clientela!

Foi assim que a pequena loja em São Caetano do Sul começou a crescer, atraindo cada vez mais clientes e diversificando a oferta de mercadorias. Se Klein começou vendendo roupa de cama, mesa e banho, logo começou a oferecer também móveis, colchões, eletrodomésticos e uma infinidade de outros itens para o lar.

No começo da década de 1960, São Caetano do Sul ficou pequena para Klein e, em 1964, o empresário começou a abrir filiais em São Paulo e na Baixada Santista.

Sempre  apostando no comércio popular, ele criou seu império do varejo, que hoje conta com 650 lojas espalhadas por 18 estados do Brasil..

Samuel Klein morreu em 20 de novembro de 2014, aos 91 anos. Com apenas o curso primário completo, o empreendedor nato conseguiu o que muitos executivos que colecionam MBAs não foram capazes de fazer: criar a marca de varejo mais valiosa do Brasil de acordo com o ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, elaborado pela consultoria Interbrand.

(Texto retirado e adaptado)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s