Mais, Produtividade

Carreira: Currículo (Parte 2)

como-elaborar-bom-curriculo-noticias

Depois destes posts vocês não terão mais dúvida nenhuma a respeito de como fazer seu currículo.

As Dicas são super atuais e práticas. Nada de dicas superficiais.
Dá uma olhada neste link para relembrar ou para ler pela primeira vez o post, Currículo – Parte 1.

Vamos ao layout do seu e-mail:

Embora eu já tenha falado sobre a fonte mais adequada, é importante também saber como colocar as informações, afinal, a forma como você organiza sua ideias diz muito a seu respeito.
Se você não consegue nem dispor adequadamente suas informações em um papel, que dirá as informações do seu próprio trabalho!

  • Comece escrevendo seu nome em destaque, numa fonte diferenciada (16, talvez) e centralizada.
  • Logo após seu nome, coloque seus dados pessoais de contato, mas preste atenção: não é necessário escrever número de documentos. Caso seja necessário eles vão te pedir na entrevista ou na contratação.
  • Também não coloque pretensão salarial. Quando a empresa precisa saber esta informação, ela mesma entra em contato e pergunta. Mas o mais habitual é perguntar na entrevista. Eles falam o salário proposto e você pode decidir se aceita ou não.
    O risco de colocar o valor sem ser perguntado é que, se for muito longe do proposto, você fecha portas de uma oportunidade que poderia ser muito legal. E se você colocar muito menos, corre o risco de eles diminuírem a negociação, dependendo da empresa.
  • Também não coloque todas as dez mil empresas que já trabalhou. Filtre e deixe somente aquelas que tem a ver com sua vaga em questão ou que sejam importantes para seu currículo. De repente uma empresa confiável ou concorrida.
  • Não coloque referências. Antigamente isto era solicitado, mas hoje não precisa mais. Deixe apenas o nome da empresa e a posição.
  • Eu falei no post passado para não mentir, mas quero frisar algo muito importante que, como professora de inglês, morro ao descobrir: não minta sobre seu nível de inglês. É melhor não ser chamado para a vaga porque não tem o nível no idioma que a empresa precisa, do que cair em descrédito porque mentiu descaradamente e não conseguiu se desenvolver bem na entrevista.
  • Caso esteja ainda estudando, seja curso ou faculdade, coloque que ainda está em andamento. Não coloque que já concluiu mesmo que falte apenas 1 mês. Pode ser que para a vaga em questão seja necessário ter o diploma, então deixe a empresa decidir se será possível te contratar por conta deste detalhe.

E por último:

  • Não coloque foto. Não é mais necessário. Até porque, o que já vi de currículo com foto estilo “facebook”…meu Deus do céu.
    Lembre que seu currículo é um documento. Existe um padrão e uma “etiqueta de organização”.

Dê uma olhada no seu currículo e atualize de acordo com estas Dicas!

Se tiver mais dúvidas, é só perguntas pra mim, aqui nos comentários!

Boa sorte!
Um abraço

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s