Produtividade

Carreira: Currículo (Parte 1)

como-elaborar-bom-curriculo-noticias
Fonte

Montar o currículo parece que é a fórmula da Coca Cola.
Todos queremos saber, mas quanto mais achamos que estamos perto, mais nos distanciamos.

Acredite em mim quando falo que não é um bicho de 7 cabeças.
Acabamos complicando porque nos confundimos: Colocamos o que gostaríamos que tivesse e não o que realmente tem.

Como você pode ver no título, eu vou dividir em partes.
Mesmo não sendo tão difícil, é preciso focar nos detalhes. Eles sim, vão fazer a diferença.

Vamos seguir às regras gerais do layout e quais informações devem ter, e no próximo post falo sobre erros que muitas pessoas cometem e o limite das informações colocadas, ok?

  • Não é necessário escrever no topo: CURRICULUM VITAE
    A pessoa responsável pela seleção já sabe que é um currículo, por isso esta informação torna-se desnecessária e ocupa o lugar de algo que poderia ser mais relevante.
  • Antes das suas informações pessoais também não é necessário escrever o tema da informação. Por exemplo: Nome: Joyce. Data de nascimento: 11/03/1986. E assim por diante.
    Coloque direto a informação:
    Joyce Parara Piriri. 11/03/1986.
    (Quanto à disposição das informações veremos em outro post, tá?!)
  • Na escolaridade coloque sempre sua última formação. Caso seu último grau de estudo foi o ensino médio, não precisa informar o ensino fundamental.
    Caso seja Graduação, não precisa informar o ensino médio.
    Só é necessário colocar os dois últimos se for uma pós graduação. Por exemplo: Letras – Universidade Nove de Julho. Pós Graduação em Gestão de Pessoas – Universidade Nove de Julho.
  • Não coloque informações irrelevantes à vaga que está concorrendo.
    Se você está se candidatando à vaga de auxiliar administrativo não faz sentido colocar sua experiência como pintor ou manicure. Também não precisa colocar seu curso de corte e costura ou seu curso de mecânica. Eles não são importantes? Claro que sim, mas não vão agregar neste caso e só vão poluir mais de informações.
  • Não passe de 2 páginas, não importa qual a função que está se inscrevendo e nem sua experiência. Se você usar a regrinha acima, sobre só colocar informações relevantes à função, já vai ajudar muito. Quanto às que realmente são importantes, escolha as mais recentes ou as mais importantes para seu perfil.

Agora anotem algumas informações extras:

  • Nunca, jamais, em tempo algum minta. Não importa se é para tornar seu currículo mais interessante ou se o objetivo é conseguir o trabalho. Mentiras de currículo são fáceis de serem descobertas e podem queimar seu filme. Às vezes eles nem vão te dizer que foi por isso, mas você pode deixar de ser contratado porque eles descobriram que você faltou com a verdade ou aumento um pouco.
  • Não encha linguiça. Não ache que quanto mais informações, mais interessante. Busque sempre a simplicidade e pense o quão importante é aquele dado. Diz respeito à vaga pretendida? Vai te ajudar a se destacar? É um diferencial?
  • Hoje em dia não é mais necessário colocar pontos fortes e suas características e diferenciais. Eles vão te perguntar na entrevista. Ensaie para este momento.
  • Use uma formatação simples, com fontes básicas. Destaque os pontos necessários com negrito. Já é o suficiente.
    Nada de itálico, sublinhado, cores, ou fontes divertidas. Arial e Times New Roman são o suficiente.
    (Vale ressaltar que vagas de profissionais que usam a criatividade – designers, publicitários, etc – tem um perfil completamente diferente neste quesito, ok? Se não for seu caso, siga as dicas de formação acima 😉 )

Na semana que vem postarei mais informações sobre currículo. Então se esta era uma dúvida sua, aproveite para se atualizar. Caso tenha perguntas relacionadas a este tema é só escrever aqui nos comentários!

Ah! Dá uma olhadinha na imagem abaixo:

blog

 

Neste novo layout do blog, você pode compartilhar e curtir as postagens. É só clicar no título da postagem para ler e no fim do texto verá estas opções. Que tal usar agora mesmo!?
Deixe que mais pessoas tenham acesso a estas Dicas! 😉

Toda Quarta- Feira tem post sobre Carreira aqui no Dica pra Hoje.
Um abraço.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s