Produtividade

Carreira: A escolha.

shutterstock_193504622-1-Converted.jpg
Fonte

Hoje vamos falar sobre o começo da sua vida profissional.
Antigamente as pessoas escolhiam apenas as profissões de “prestígio”: advogado, médico, professor,etc. Existia uma carga muito grande também em relação ao que a família queria. Se os pais fossem donos de um comércio, muito provavelmente os filhos continuariam no ramo. Se os pais eram advogados, consequentemente os filhos também seriam, e assim sucessivamente.

Hoje em dia, ainda existe este ciclo, mas em menor intensidade.
Graças a Deus, as pessoas já estão escolhendo mais racionalmente sua profissão e já estão até pensando em empreender. Coisa que era rara.

Quando falamos em carreira, não podemos deixar de falar sobre a escolha. Afinal, é ela que regerá grande parte da sua vida.
Ainda que você se arrependa ou se canse e queira tentar algo novo, terá dedicado grande parte da sua vida fazendo algo que escolheu há algum tempo atrás.

Não existe segredo ou regra. Você precisa analisar seus dons e habilidades.
Não confunda com seus hobbies, tá?! Muita gente ama cantar, mas não necessariamente se daria bem como cantor. E não estou relacionando à voz, mas sim, ao estilo de vida de um cantor: disciplina de ensaios, cuidados com a voz, distância da família e dos amigos, rotina de apresentações , etc

Então, além de pensar em que você gosta de fazer, pense em relação ao tempo. O que você gostaria de passar sua vida inteira fazendo?

Como eu já escrevi, você pode mudar de ideia no futuro. Isto é normal. Mas pense no hoje. O que você amaria fazer pelo resto da sua vida, na sua concepção atual?

Não viaje muito nas suas ideias. Passe tudo para um papel.

Recomendo que faça isto em um lugar tranquilo, sem interrupções e com paciência. Não se distraia, então não faça no intervalo curto de alguma atividade que esteja fazendo. Dedique-se com a importância que isto requer, ok?!

Faça uma lista de tudo o que gosta de fazer e pare para pensar nos elogios que recebe quanto à confecção ou produção de algo. O que as pessoas mais te elogiam? Quando você fala? Quando você escreve? Em como faz cálculos rápidos? Em como você consegue se organizar? Em como monta e desmonta coisas com facilidade? Enfim, pense bastante.

Depois disso pergunte para pessoas que te conheçam muito bem e que você confie, o que elas acham que você faz bem. Anote tudo sem fazer julgamentos. Às vezes uma cara feia que você faz pode estragar todo o processo. A pessoa se inibe e não dá muitas opiniões.

Depois de feita a lista, leia item por item e faça uma limpa. Às vezes você acabou viajando demais e escreveu umas coisas nada a ver, ou então a pessoa que te ajudou falou também algo que foi pontual de uma fase, mas que não tem nada a ver com você atualmente.

Dentro disso pesquise cursos que você gostaria de fazer e o quanto você se enxerga neles. Leia atentamente as descrições do curso: para quem é indicado, como está o mercado, as matérias, os professores e suas áreas de estudo. Tudo isso ajuda, e muito, a filtrar mais ainda o que você quer estudar.

Que nossas mães não leiam esta parte, mas eu não acredito mais em nível superior. Por isso não se prenda a uma graduação, a não ser que realmente seja a única formação possível na área que você escolheu, mas abra seus horizontes. Hoje em dia existem muitos cursos técnicos e livres em instituições excelentes, que são tão completos que não se faz necessário fazer outro curso só para receber um canudo que te diga que você tem nível superior.
Hoje em dia, isto não quer dizer muita coisa. O mercado pede pessoas competentes que se reciclam e buscam fazer melhor seu trabalho.

Feita sua escolha, vamos seguir para a próxima etapa.
Que será só no próximo post, na semana que vem!

Acompanhe o blog! Toda quarta-feira tem Dica de Carreira pra você!

Anúncios

1 thought on “Carreira: A escolha.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s