Mais

Dicas para organizar sua semana

Quantas vezes você já terminou sua semana e quando reparou, percebeu que não foi tão produtiva quanto você gostaria ou quanto esperava?
Não são poucos os fins de semana que paro para me avaliar e reconheço que poderia ter feito algumas coisas diferentes.
Não é fácil planejar porque requer esforço e investimento do nosso tempo.

Aí entra aquela palavrinha mágica: prioridade.
É ela que vai nos mostrar o que REALMENTE queremos, não o que achamos que queremos.
Se você de verdade quiser organizar sua semana, sua rotina, seus horários, você vai encontrar o dia certo, a hora certa para sentar e começar.
Você deixará de dormir um pouco mais, ou deixará de assistir aquele programa de sempre, enfim, você terá prazer em saber que está investindo tempo em coisas mais importantes.

Vou compartilhar algumas dicas para que sua semana seja “redondinha”.

1.Coloque no papel os compromissos inadiáveis.
Saiba quais são as reuniões e deveres que são inegociáveis, por exemplo: consulta ao médico, entrevista de trabalho ou reunião do seu filho.
Existem coisas que são realmente importantes e que, por mais que possamos reagendar, como por exemplo uma consulta médica, não é recomendado, já que sua saúde é muito importante. Deixe para reagendar em casos urgentes.

2. Separe um papel extra todas as atividades que você precisa fazer durante a semana, mas que não necessariamente requer um dia específico.
Acabamos usando nossa agenda como um diário e colocamos as atividades que gostaríamos de fazer. Acontece que nem tudo tem data e horário fixo e nem precisa ter, pois sabemos das nossas responsabilidades.
Quando enchemos nossas agenda de tarefas “negociáveis” acabamos nos frustrando por não conseguirmos completá-la ou então nos sobrecarregamos e deixamos de fazer o que era mais importante para cumprir tarefas que poderiam ser transferidas para o dia seguinte.
São exemplo de atividades negociáveis: passar roupa, limpar o fogão, fazer compras no mercado (você não vai esperar morrer de fome para ir, fome é instinto rs), costurar aquele vestido ou fazer a bainha da calça.

3. Reconheça seus limites.
A tendência é querermos fazer tudo de uma vez, mas não conseguimos enxergar o quanto isto nos faz mal. Não conseguimos perceber o quanto isto nos suga. Ficamos sobrecarregados e acabamos descontando nos outros que não tem nada a ver.
Se você não vai conseguir realizar determinada tarefa diga a si mesmo que não será possível por uma questão de prioridade e não se julgue incapaz. Se for algo realmente não tão importante não tem problema algum deixar para depois. Só tome cuidado para não procrastinar. Mas sobre isto falaremos mais tarde.

4. Delegue mais.
As pessoas acham que os “super heróis” são aqueles que fazem tudo sozinhos e que “dão conta do recado”, mas na verdade o melhor de tudo é quando reconhecemos o que podemos fazer e o que outros podem fazer melhor que nós.
Quanta mulher fica estressada e falando mal do marido porque ele não ajuda em casa, mas a verdade é que ela nunca pediu que ele fizesse algo. Enquanto você está fazendo tudo, ele vai pensar que você está bem e que não precisa de ajuda. Passe a pedir claramente (e com amor) o que você quer que ele fará. Provavelmente não será feito da sua forma, mas entenda que é o melhor que ele pode fazer.

5. Faça na hora.
Se você tem tarefas curtas que não tomarão muito do seu tempo, faça já!
O problema é que acabamos deixando pra depois e depois e quando o prazo já está estourando ou quando a situação já está feia, fazemos de qualquer jeito, desesperados, não tão bem.
Seja firme em cumprir com o que se propos e entenda que nem sempre será gostoso. Sair do conforto do sofá ou do colchão é ruim, mas saber que suas coisas estão em dia é muito recomensador!

Qual outro item você acrescenta nesta lista?
Qual destas dicas foi mais útil pra você?
Tem algum assunto para o próximo post? Escreva pra mim!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s