Mais

Comprar, Gastar ou investir?

Voltando ao papo sobre finanças, é muito importante que saibamos a diferença entre estes três verbos.
Primeiramente, quero deixar bem claro que não estou falando de nenhuma pesquisa ou sobre algum relato de qualquer estudioso de finanças. Estou simplesmente falando meu ponto de vista, como simples mortal que sou.
Então, sinta-se à vontade para me perguntar ou questionar.
Acredito que nossa vida se resume à estes três processos.
Todo o instante estamos adquirindo coisas: seja comida, vestimenta, medicamentos, viagens, transporte. Enfim, não é possível adquirir nada sem o nosso conhecido “dinheiro”.
Já que precisamos tanto dele para viver, é importante que saibamos classificar onde o colocamos, pois pode nos dar uma pista de onde ele está escorrendo sem sabermos.
Quando você sabe o lugar do “vazamento”vai conseguir poupar mais e direcionar para áreas mais importantes.
Então vamos ao que interessa:
Classifico nossas transações financeiras das seguintes formas:
Comprar: É quando você simplesmente faz a troca de um produto útil por dinheiro.
Então fazemos compras quando vamos ao mercado e compramos comida, absorvente, desodorante, um docinho ou coisas do tipo., ou quando compramos materiais de reparo para casa, gasolina para o carro, etc.
Compras exigem planejamentos. Você precisa sempre anotar o que está faltando ou o que é realmente necessário, caso não aconteça, você entrará na categoria a seguir:
Gastar: Quando trocamos nosso dinheiro por algo totalmente dispensável, sem utilidade ou sem “real”utilidade. Você pode ir ao mercado e, ao invés de fazer compras, fazer “gastos”. 
Por exemplo, quando você sabe que precisa comprar carne, arroz, refrigerante e pipoca, mas volta com o carrinho com carne, salgadinho, queijo, macarrão, refrigerante, suco, polpas, pipoca, bolachas, bolos.
Percebeu a diferença? É errado comprar estes outros itens? Lógico que não! Mas, você havia colocado em sua lista como “real necessidade”? Não!
Você gastou mais do que deveria, gastou um dinheiro que talvez estava destinado à outro fim e até esqueceu o arroz porque foi comprando o que via pela frente.
Então é importante se organizar para fazer boas compras, e não gastos.
Você gasta seu dinheiro quando não planeja ou quando deixa sua empolgação tomar conta. Nem sempre a roupa da promoção é a que você precisa e nem sempre o fato de poder parcelar quer dizer que você pode comprar. Pense nisto!
Investir: Muita gente pensa que investir dinheiro é só quando investimos em bens, ou na bolsa, ou em ações, etc. Na verdade, investir é quando colocamos nosso dinheiro em algum lugar e ele nos traz retorno. É quando até ele começa a dar lucro por si mesmo.
Um exemplo é quando fazemos um curso, seja técnico, livre, faculdade, pós, etc. 
Para alguns, estudar é um gasto. A pessoa não estuda pois não vê como algo importante, mas esquece que, se você se especializa em uma área, conseguirá melhores oportunidades de trabalho, melhores salários, mais vantagens e o dinheiro que você “colocou”na sua faculdade, voltará pra você.
Você também investe quando viaja (logicamente com planejamento, sem pesar tudo no cartão de crédito), pois adquire novas experiências, aprende novas culturas, conhece novos lugares, novas comidas e isto ninguém tira de você!
Investir em você é pagar um convênio médico, remédios, uma boa roupa para ir às entrevistas de emprego, afinal ninguém contrata uma pessoa maltrapilha, o seguro do seu carro, pois imprevistos acontecem.
Repetindo, não li sobre isto em nenhum lugar. São apenas conclusões que vieram à minha mente e que creio que são bem coerentes.
Em nenhuma destas categorias pode haver exagero.
Ainda que você se planeje, se comprar de mais, pode não sobrar o suficiente para investir em você, em seus filhos, em sua casa.
Se gastar de mais, pode não sobrar nada para comprar o necessário e investir e se investir de mais pela empolgação de fazer o certo, pode prejudicar as outras áreas.
Tudo precisa ser feito com moderação, assim sua vida financeira estará em harmonia e você conseguirá dominar seu dinheiro e não ser dominado por ele.
Escreva para mim o que achou e se concorda com esta minha linda de pensamento.
Um abraço e aproveite!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s