Mais

Organizando a caixa de entrada.

email symbol on row of colourful envelopes

Há pouco tempo atrás li a respeito de organizar a caixa de entrada do e-mail, no site vidaorganizada.com e fiquei bastante interessada em utilizar os métodos já que tenho 4 e-mails:
– Um que uso mais frequentemente e é o que dou pra todos.
– Outro que tenho por causa da conta do blog e também compartilho para contatos que quero voltar uma atenção maior.
– Tenho outra conta somente para poder me inscrever em canais do Youtube sem interferir no canal do blog e,
– O e-mail do blog.
Parece muita coisa, mas não é. Me dou bem com todos eles, pois são bem definidos.
Antigamente, eu utilizava meus e-mails de qualquer jeito.
Recebia uma mensagem, lia na hora ou depois, respondia se necessário, também na hora ou depois e  passava grande parte do meu tempo jogando fora as propagandas.
Eu estava com não sei quantos mil e-mails ali de assuntos que nem fazem mais parte da minha vida hoje em dia, fora que aquelas propagandas me irritavam profundamente.
O pior era quando eu precisava encontrar algum e-mail. Eu jogava algumas palavras chave no pesquisador do e-mail e tinha de abrir vários até encontrar o que eu realmente queria.
Que coisa!
Hoje, tudo mudou! rs
Fiz uma grande mudança nos meus dois e-mails pessoais.
Como uma das contas é só para poder acessar o youtube, ninguém a tem, então não recebo nenhum tipo de contato por ele e o outro do blog, é específico para o blog. Como ainda não sou conhecida, não tenho necessidade de fazer separações, tipo: contatos comerciais, compromissos, etc. (Quem sabe um dia…)
Eu resolvi fazer várias pastas nos meus e-mails para conseguir organizar aquelas mensagens que são realmente importantes e também para não me perder e acabar perdendo compromissos ou datas.
As pastas são as mesmas, em ambos emails, então ficou assim:
001. Aguardando resposta
002.Responder
003. Documentos
004. Holerites
005. Materiais para aulas
006. French
007. Notes
Primeiramente, só coloquei estes números por questão estética e para dar mais cara de organizado.
A primeira pasta “Aguardando resposta”, é quando eu envio uma resposta para alguém e preciso de uma resposta. Por exemplo, se estou negociando alguma compra ou fechando algum compromisso, etc. Então preciso acompanhar para não esquecer e de repente cobrar a pessoa.
Na pasta “Responder” são e-mails que preciso responder, mas que vão tomar mais tempo. Uma das filosofias da Thais Godinho é: Se não levar mais de 2 minutos para responder, responda na hora. Mais que 2 minutos, responda depois. Não só com e-mails, mas com qualquer outra tarefa!
Na pasta “Documentos”são os documentos que são importantes, como notas fiscais on line como meus próprios documentos pessoais caso precise enviar para alguém.
Na pasta “Holerites”, como o nome já diz, ficam meus demonstrativos de pagamento. Não coloquei na pasta “documentos”porque é muito específico. Ficaria parecendo “jogado”.
Na pasta “Materiais para aulas”eu guardo links, documentos, ideias que gostei e poderia utilizar em alguma aula minha. Como vocês sabem, sou professora de Inglês e, às vezes, mando e-mails para mim mesma quando vejo um site bacana e que quero consultar no futuro para aproveitar alguma ideia.
Na pasta “French”eu guardo e-mails que recebo de um site que me inscrevi para continuar estudando francês. Eu aprendi o idioma em 2009 e gosto destes e-mails para manter o idioma fresco na cabeça.
E na pasta “Notes” ficam os e-mails que preciso guardar por algum motivo, mas não se encaixam em nenhuma destas pastas, mas não merecem nenhuma categoria por ser aleatório.
Ainda estou pensando se vale a pena fazer outra pasta referente aos meus e-mails do trabalho, mas são todos de respostas imediatas e que não precisam ser arquivados, então acabo respondendo e jogando no lixo.
A única diferença entre meus e-mails é que no outro tenho uma pasta chamada “Inglês”, onde me inscrevo em sites que enviam ideias de atividades para aulas. Seria equivalente ao “Materiais para aula”, mas não envio nada para este e-mail, só recebo destes sites que me inscrevi.
Algo muito importante é que você não tenha dó jogar na lixeira aqueles e-mails que não precisam ser arquivados.
Lixo é lixo e só vai causar poluição visual e dar uma ideia de bagunça.
Outra atitude que tomei foi me descadastrar de e-mails que recebo e não quero mais.
Alguns sites são safados e continuam mandando, mas reparei que o fluxo caiu muito! Graças a Deus não recebo mais o que não quero.
Hoje em dia recebo somente as propagandas que realmente quero, como o supermercado que sou cadastrada e que me manda promoções, por exemplo.
Se você recebe muitos e-mails, comece aos poucos se descadastrando de alguns. Com a diminuição, ficará mais fácil.
Hoje, minha caixa de entrada fica zerada e este é o meu desafio diário: zerar minha caixa de entrada. E tenho conseguido.
Meus e-mails ficam atualizados, as pessoas recebem minhas repostas e todos ficam felizes!
Não tem nada mais chato que mandar um e-mail para alguém e a pessoa nunca te responder e quando você se encontra com ela, ela nem sabe onde está o e-mail e te dá uma desculpa esfarrapada e te pede para enviar novamente. É muito constrangedor.
Não queira ser este tipo de pessoa!
Dá muito mais prazer quando você vê que consegue dominar alguma coisa!
E você? Como está sua caixa de entrada?
Conte pra mim!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s