Mais

EU DISSE NÃO!

Estou lendo alguns livros sobre organização do tempo e ambos falam sobre um ponto importante, que já comentei por cima aqui no blog, mas achei melhor, hoje, focar só nele.
Reclamamos todo o tempo sobre o fato de nossa agenda estar apertada.
É trabalho, reunião na escola, faxina, cozinhar, nossa, é tanta coisa, que mais uma tarefa parece dar um nó no coração, não?!
Não bastando nossa própria agenda, temos algumas pessoas que, também com suas agendas cheias, ainda nos pedem favores: pagar uma conta, passar na loja e comprar um item, carregar o celular, trocar o produto que veio com defeito…
Não tem nada de errado em fazer favores para os outros, afinal, quem dera se tivéssemos alguém que fizesse isto por nós, mas o maior problema é quando tentando ser simpáticos ou por vergonha, não temos coragem de dizer não.
Dizer não, não é fácil!
Requer muita coragem pois dependendo de quem ouvir, a pessoa não vai entender que você também está sem tempo, mas vai entender que você não quer ajudá-la. (faça-me o favor, né…)
Mas quero te motivar a fazer o teste.
Não é preciso falar não grosseiramente, pense em como você se sentiria no lugar desta pessoa.
Mas você pode explicar que gostaria demais de poder ajudar, porém está sem tempo e tem medo de não conseguir dar conta de todas as suas tarefas. Bem melhor, né?!
Outra dica bem legal é depois que você disse que não.
Sabe quando você sai com aquele cara e no fim do passeio ele disse que vai te ligar, mas nem pediu seu número e você não entende a deixa e entrega seu número pra ele?
Pois é… não faça a mesma coisa.
A pessoa te pediu o favor e você já explicou que não. Daí fica aquele clima estranho e você, ao invés de sair do ambiente ou mudar o assunto diz: “Mas quem sabe em outra oportunidade”. 
NÃO!!!
Se você disse não e ela entendeu, não se ofereça para outro dia.
Tem pessoas que não querem ter o trabalho feito, elas só querem que outros façam.
Não façam disto uma regra, até porque, conseguimos perceber certas intenções.
Mas se você não tem tempo hoje e não está com nenhum contratempo, é simplesmente o dia a dia, quem pode te garantir que daqui a alguns dias você terá tempo livre?
Se libere desta responsabilidade.
Caso você queira ser “a legal” e dê esta resposta do “quem sabe outro dia”e a pessoa te pedir outro dia e você nunca puder, ela vai achar que você está de má vontade. Mas, se você já deixar claro desde o início que não vai dar, ela não vai insistir, entendeu?
Em casa é a mesma coisa.
Se você não vai poder fazer aquele bolo que seu filho tanto quer, não prometa pra próxima semana. A não ser que você realmente se programe para isso. Diga que não (com amor) e explique a situação,
O chato não é dizer não.
O chato é não ter tempo para ir ao banheiro, porque está vivendo a vida que o outro está jogando em você.
Treine na frente do espelho e perceberá o peso saindo das suas costas!
Um abraço!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s