Mais

Dicas para planejar bem seu dia e sua semana.

Hoje é segunda-feira, o dia internacional do recomeço.
É na segunda que muitos começam sua dieta ou voltam para a academia, ou começam novos planos.
Então aproveite este empurrão e comece a planejar seus dias.
Hoje em dia, as pessoas desejam que seus dias tenham mais horas, mas a verdade é que temos o tempo exato que precisamos para fazer o que precisamos.
Você sabe por que não conseguimos cumprir tudo? Porque não sabemos planejar bem.
Eu já fiz vários posts a respeito de organização do dia com dicas desde o passo a passo como também como usar um caderno ou agenda para te ajudar.
Hoje vou te falar algumas formas bem óbvias e práticas para que consiga fazer suas tarefas sem se sentir sobrecarregado.
A primeira dica e a mais importante é não assumir mais tarefas do que pode aguentar.
Quantas vezes você olha para sua agenda e chora só de imaginar que vai ter de ficar até mais tarde no trabalho ou então que vai ter de levar trabalho pra casa pra dar conta?
Ou então você começa uma coisa, mas lembra de outra e começa outra lista paralela, mas não termina nem uma e nem a outra.
O segredo é ver o que REALMENTE precisa ser feito e depois colocar por ordem de urgência.
Se você tem um prazo, termine o que está com prazos mais próximos de terminar.
Só peça para aumentar o prazo se for por algum motivo que não depende de você ou se alguma emergência aconteceu no meio do caminho. Mas logo que conseguir mais tempo, NÃO RELAXE! Corre atrás de quem precisa para cobrar o resultado.
Saiba o que é mais importante. Tanto na sua vida pessoal, quanto familiar, conjugal e profissional.
Não prometa coisas que não poderá cumprir!
Eu sei que em alguns momentos de empolgação acabamos falando que faremos certas coisas, mas depois deixamos pra lá. As pessoas podem até fingir que não se lembram ou que está tudo bem, mas com certeza elas se lembram sim, você ficará com fama de “tratante”e terá sua imagem riscada. Principalmente se prometer algo para alguma criança. Fora o exemplo que você está dando… por favor, né?
Se você acabou de lembrar que está em dívida com alguém, antes tarde do que nunca. Cumpra ainda hoje! Se for algo que está além das suas forças, vá até a(s) pessoa(s) e peça desculpa. Explique que você não conseguirá fazer, mas que da próxima vez cumprirá sua palavra quando prometer algo.
Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Não menospreze nenhum compromisso: o jantar com o maridão ou esposa, passeio com os amigos, parque com as crianças, churrasco com o pessoal da faculdade. Se falou que vai, vá. (Salvo se ocorrer emergência).


Não se comprometa se sabe que não fará.

Parece com as dicas anteriores, mas merece destaque.
Não prometa que vai no aniversário de fulano se você sabe que não irá.
Não queira ser o legalzão só pra não ficar chato.
Eu não tenho problemas em dizer que não vou fazer tal coisa porque não quero. Eu falo e pronto. E se a pessoa insistir ou for muito chata eu digo que vou pensar. Mas não vou e pronto.
Quantas vezes já fui prejudicada pois tinha trabalhos para terminar, mas fui em algum compromisso por não querer ser a chata ou por ficar sem graça de dizer não!
E nunca valeu a pena. Eu estava no lugar torcendo para ir embora. Qual a graça nisso?
Corte os excessos.
Se você tem coisas demais para fazer no seu dia, veja o que consegue passar para o dia seguinte ou delegar à outra pessoa.
Por vergonha de admitir que não conseguimos, acabamos também aceitando tarefas dos outros para fazer favor ou então porque queremos mostrar que somos “o tal”, mas algo que tem de ficar bem claro é que uma pessoa organizada faz bem o que lhe é proposto e não deixa coisas pendentes. A diferença está na qualidade do pouco que faz e não na quantidade que deixou de fazer. Entendeu?
Deixe claro e exposto o que precisa ser feito.
Algumas vezes reparei que tinha deixado de fazer coisas que eram super importantes, mas não sabia como tinha esquecido. Olhei minha agenda, e lá estava o lembrete, mas… agenda fechada não fala,né?
Por mais que tenha sido um erro não checar a agenda, devemos nos cercar de todos os recursos. Afinal somos falhos, nossa memória falha, podemos esquecer a agenda, então precaução nunca é demais!
Coloque despertador no celular, tenha anotado na agenda, cole post-its e se preciso for e conforme a urgência, peça pra alguém te lembrar também.
Fazendo assim, além de ter os recados à vista, tornando mais fácil de se lembrar, também você se acostumará a checar todos os lugares possíveis. Até chegar o dia em que uma só uma agenda será o necessário.
Tenho de admitir que dicas sobre este tema não faltam.
Escrevo uma e me lembro de outras, mas quem merece ler um post gigantesco?! rsrs
Então deixo estas que são algumas das mais importantes.
Finalizo este post com um vídeo que gosto muito, de uma blogueira que também gosto bastante, chamada Cinthya Raquel.
Espero que você reflita sobre a importância de planejar seu dia, organizar suas tarefas e não perder momentos importantíssimos com pessoas queridas porque estava ocupado com coisas atrasadas…
Posts que talvez você goste!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s