Mais

Dicas para melhorar o clima no ambiente de trabalho

Não é de hoje que muitas pessoas reclamam de seus chefes ou daquele colega de departamento que só fala besteira ou que é super chato.
Também não se sinta mal se você estiver pensando em sair da empresa porque não aguenta mais entrar no trabalho e olhar para certas pessoas.
Já foi comprovado que o maior número de pedidos de demissão é devido a problemas no ambiente de trabalho em primeiro lugar, seguido de insatisfaçã na função e depois, descontentamento com o salário.
Você é uma pessoa normal!
Mas sempre que pensamos em problemas no clima colocamos a culpa no outro: ele não cala a boca, ela só sabe reclamar, aquele se acha o chefe da sala, aquela é super galinha (desculpe a palavra) e não sabe fazer nada, aposto que é amante do chefe…
Sei que não temos poderes sobrenaturais para mudar todos ao nosso redor, mas temos poderes bem normais que podem sim, ajudar a fazer a diferença.
1. Seja o exemplo.
É fácil reclamar, murmurar, brigar ou ficar observando a vida dos outros. Mas quando olhamos de mais para os outros, esquecemos de nos olhar. Esquecemos que somos cheios de defeitos e coisas que também irritam as outras pessoas. Sinto te informar, mas você não é perfeito! rsrs
A melhor forma de “calar a boca” dos matraqueiros e fofoqueiros de plantão é dando o exemplo.
Muito provavelmente as pessoas vão procurar algo para apontar o dedo para você, mas se fizer as coisas certas, da forma certa, eles não terão argumentos e até talvez comecem a te seguir.
Melhor do que ficar brigando por picuinhas e se contaminando, é viver a sua vida de forma justa.

Se você não quer que os outros fiquem fofocando, ou pelo menos que não fofoquem do seu lado, saia na hora que eles começarem. Não tenha medo de parecer antipática. Mostre seus limites. 
Se as pessoas costumam fazer seu trabalho de qualquer jeito ou agem com desonestidade, dê o seu melhor e seja honesto.

2. Trate os outros com o respeito que gostaria de ser tratado.
De que adianta você querer que o clima melhore se a cada bom dia você dá uma patada?
Não adianta o quão irado você esteja, seja sempre educado e respeitoso.
Isto não quer dizer falsidade, mas sim, que você foi bem criado por seus pais.
Trate-os com respeito e eles ficarão constrangidos; trate-os com grosseria e dará o motivo que eles querem para falar mal de você.
3. Elogie.
Este tópico é um dos mais difíceis!
Quanto mais bravos estamos, menos qualidades vemos e menos queremos que a pessoa acerte, então elogiar é meio que uma quebra do orgulho. “Como vou elogiar uma pessoa que me irrita?”
Faz parte do teste. Além de te colocar no seu lugar, reconhecendo que você é tão humano quanto ela e que não está em nenhum pedestal, também abrirá seus olhos para outras qualidades que você não conseguia enxergar por causa da birra.
4. Ore pelas pessoas no seu trabalho.
Esta eu tenho que falar por causa própria.
Você sabia que se tem dificuldades com alguém e precisa começar a tratar este alguém melhor, um passo muito importante é orar?
Eu tinha uma pessoa, há muito tempo atrás, que eu não conseguia estar no mesmo ambiente. Era ela aparecer que meu humor mudava. Ela me incomodava, me irritava. Não precisava fazer nada, só de me olhar eu já me estressava. Eu tinha muitos motivos, o tempo mostrou, mas mesmo assim, era necessário tratá-la com respeito pois iria conviver com ela por alguns meses.
Falando com minha mãe, ela me disse para orar por ela. Que se eu fizesse isto, iria começar a amá-la.
E foi o que fiz. 
No começo não deu certo. Eu continuava irritada, destratava, fazia questão de “tirá-la”, era um desastre. Depois de um tempo, acreditem ou não, quando eu estava passando por um momento muuito estressante e fiz uma besteirona, foi ela quem me ajudou e me aconselhou.
Se não foi resposta de oração, então não sei o que pode ter sido…
Bem, espero que tenha te ajudado e que você consiga aplicar estas dicas no seu trabalho e em qualquer ambiente em que tenha dificuldade de lidar com alguém. 
Uma dica depende da outra e acaba até resultando na outra.
Me conte o que achou destas dicas.
Já usou alguma? Quais são suas dicas para uma situação como esta?
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s