Mais

Reunião de Pais

No sábado passado tivemos reunião de pais na escola que trabalho.

Reunião de Pais geralmente é um evento estranho: Os professores ficam aguardando os pais enquanto eles não vem ou então só aparecem os pais dos alunos que não nos dão problema. Dá nossa hora, arrumamos os papéis e vamos embora.
No ano passado fiquei bastante chateada.

Eu queria conhecer os pais de alguns alunos específicos, mas eles nunca apareciam; desmarcavam reunião, davam desculpas intermináveis e os filhos deles eram prejudicados pois, não sei se você sabem, mas, professores não são super- heróis! São limitados, precisam de ajuda e não conseguem salvar o mundo… infelizmente.

Neste ano fiquei um pouco chateda pois haveria mais uma reunião e mais uma oportunidade perdida de resolver questões sobre alguns alunos.
O início estava marcado para 8:30… passaram dez minutos, vinte, trinta e nada.
Os professores na sala começaram a conversar, até que apareceram alguns pais, e outros e mais outros e quando reparei, havia uma fila gigante esperando para falar comigo!
Meu Deus do céu! Que delícia!
Fiquei mais do que meu horário estava estipulado, o que para um sábado deveria ser uma frustração, mas para mim, eu não conseguia parar de sorrir!
Conheci pais dos meus alunos do ano passado que não conhecia, revi outros e conheci pais dos alunos novos.
Pude falar sobre as qualidades, os pontos fortes e também as dificuldades, os pontos a melhorar, as características que me preocupavam.

Quase todos os pais diziam: “Pode contar comigo”, “Pode puxar orelha daqui que eu puxarei em casa”. Pode mandar pra diretoria e me ligar que eu venho conversar com a diretora”.
Eu fiquei tão feliz, mas tão feliz, porque, como eu disse, professor não é super- herói. A escola não é creche e nem casa de parentes. É um lugar muito especial que ajuda no crescimento da criança, mas nada pode ser feito se não houver a parceria “família- escola”!
Resumindo, meu sábado teria tudo para ser um dia não tão legal, afinal trabalhar cedo em fim de semana não é super divertido, mas acabou sendo um dia bastante produtivo e proveitoso.

Faço meu convite a participar da vida escolar da sua criança. Veja se tem lição de casa, se precisa de ajuda, ainda que você não saiba como ajudar, mostre interesse e tenha certeza que ela está fazendo.
Esteja atenta à agenda: qual foi a última vez que você conferiu os recados?
Tenha um relacionamento próximo com o professor ou os professores de sua criança.
Como você vai saber o jeito do professor ou tirar dúvidas se nem conhece a cara dela ou dela?
Outra coisa, filhos inventam coisas para os pais principalmente para mudar a situação e não levarem brincas. Pode não ser sempre e nem todos os filhos, mas é importante um relacionamento saudável com professores, coordenadores e diretor (a) para saber como sua criança anda, se tem apresentado comportamento inadequado e como você pode ajudar.

Como professora, vejo que os alunos mais aplicados e com melhores notas são aqueles em que a família participa ativamente nas atividades e na vida escolas de seus filhos.

A criança se sente cuidada, amada e sabe que pode contar com eles!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s