Mais

Dicas para professores iniciantes.

Como vocês já sabem (se você não sabia vou falar agora rs), no segundo semestre do ano passado tive minha primeira experiência como professora de Inglês em uma escola regular, pois sempre dei aulas particulares.

Eu havia saído de um estágio que não me completava mais, então decidi não renovar o contrato.
Entreguei meu currículo a tantas escolas que até hoje recebo propostas!! hahaha

Primeiro, eu nunca tinha entrado em uma escola depois que me formei no Ensino Médio;
Segundo, não tinha ideia de como era trabalhar como professora em escola;
Terceiro, eu estava pegando o bonde no meio do caminho, substituindo uma professora que saiu.

Calhou de justo no mesmo semestre de “estréia”, uma das leituras obrigatórias na Faculdade ser um livro chamado “Conversas com um jovem professor”, de Leandro Karnal. Neste livro, ele conta sua experiência como professor e as situações que passou no começo, quando não tinha nenhuma experiência.
O livro aborda temas que vão desde o preenchimento do diário de classe até vestimentas e comportamento em sala de aula. É muito bom e super recomendo pra você que estiver passando pelo mesmo que eu! 😉

Algo que me favoreceu muuuito é que minha coordenadora é de mais!
Eu acho que todos deveriam saber como ela é incrível! É jovem, mas é tão paciente. É compreensiva, mas não passa a mão na cabeça. É linda por dentro e por fora. Fora que conversar com ela é sempre um prazer: me divirto muito e aprendo mais!

Mas na correria de um início de semestre, não conseguia tirar todas as dúvidas que eu precisava. Fiz o máximo para tirar as mais importantes e outras coisas eu aprendia na observação! rsrs

Se você vai começar a dar aulas, recomendo algumas coisas:

1º – Compre uma capa para diário de classe:
Parece besteira, né? Bem, quando eu comecei, recebi meus diários e do jeito que peguei, usei.
No fim do ano, quando precisei levá-los para reuniões de pais e de professores, percebi que havia uma pequena diferença entre os meus e os dos outros professores: os meus estavam acabados, feios e com orelhas e os dous outros professores, perfeitos e quase como novos.
Prometi para minha coordenadora que este ano meu diário seria digno de inveja, então minha primeira atitude foi comprar as benditas capas!

2º – Pergunte a respeito da política de roupa:
Eu sei que todos sabemos que em um ambiente de trabalho não devemos ir como se estivéssemos em um churrasco, porém, por mais que nos esforcemos para nos vestir de forma decente e comportada (ainda mais com os alunos cheios de hormônios- meninos e meninas) é importante saber se algum traje é inapropriado de acordo com as normas da instituição que você está.
Como já falei, fofoqueiras estão em todos os lugares e o pior é que ninguém vai te avisar que tal peça não pode ser usada, simplesmente vão começar a fazer comentários até cair nos seus ouvidos.
Eu cheguei a ir com uma bermuda, tipo social, que inclusive minha diretora e minha coordenadora tinham falado que era fofinha. Depois ouço um “zum zum zum” da parte de algumas professoras, falando que eu não poderia usar. Lógico que fui direito à fonte perguntar sobre a peça e parece que é um assunto não resolvido. Alguns acham que pode e outros que não. #podemfalaroquequiserem!

3º – Tenha uma agenda.
Trabalhar em escola exige muito mais organização, pois todo o tempo vem algum prazo para algum evento, reunião, entrega de provas para impressão, correção, lançamento de notas no sistema… enfim… datas e mais datas. Fora quando os prazos são mudados.
Se você não tiver uma agenda para anotar as alterações e datas, com certeza ficará sobrecarregado, sobrecarregará outras pessoas, se estressará à toa e não será um bom professor. Acredite.
Os alunos perceberão que alguma coisa está errada e que você não está dando conta do recado e esta é a última percepção que queremos passar.
Professor deve ser um modelo e deve inspirar o aluno a se organizar com suas tarefas também.

4º – Tenha um caderninho de anotações.
Pode parecer redundante e que uma agenda é o necessário, mas todo o tempo estou fazendo anotações de senhas,conteúdos, observações e novos aprendizados.
Fora que, sempre que eu ia tirar dúvidas com minha coordenadora, anotava todas as perguntas em forma de lista para me assegurar que nenhuma tinha ficado pra trás.
Se você anotar tudo isso na agenda, vai ter que conseguir alguma com 10 folhas por data! kkkk
No caderno, como você é iniciante, pode anotar metas para o próximo bimestre, pois eu cresci muito de um bimestre pro outro e deixei de cometer erros por estar desinformada.
Para mim, o caderno foi um dos meus melhores amigos. Depois que comecei a utilizá-lo vi que muita coisa ficou mais fácil de ser gerenciada.

5º – Esqueça os “burburinhos” sobre sua profissão.
Se tem uma coisa que me cansa muito é a desvalorização da minha categoria.
Não gosto de como as pessoas falam sobre os professores. Parece que somos todos coitados.
O problema disso é que as pessoas começam a trabalhar com todo o pique mas se deixam levar pela “má fama da profissão” e ao invés de continuar firme buscando ser o melhor que pode ser, desanima e começa a fazer parte da roda dos murmuradores.
Muita coisa não vai mudar. É fato que o governo não quer investimento na educação para que as pessoas não raciocinem, não critiquem e assim…não saibam votar.
Mas NÃO ME IMPORTA! Eu amo o que faço e quero dar o meu melhor!
Não dê ouvidos às pessoas que gostam de falar mal dos professores para tirar o foco de sua própria insatisfação.
Se você é professor ou está estudando para ser, não fique no meio desse povo. Se ficar, fatalmente cairá no desgosto e acreditará que você não é importante… e pelo contrário! Você É MUITO IMPORTANTE!
Quem é que não precisa de um professor?
Tenha orgulho de sua profissão!

E você? Tem alguma dica que não coloquei na lista, mas que você adicionaria? Coloque nos comentários, vou amar saber!

Seja sempre o melhor que pode ser e busque o conhecimento!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s