Como utilizar sites de busca de emprego

Já falamos sobre estar desempregada, sobre como montar o currículocomo se preparar para uma entrevista e como escolher a empresa para trabalhar.

Se você já acompanha o Dica pra Hoje pode dar uma lida para relembrar e se hoje é sua primeira vez aqui, seja mais que bem vinda, ou bem vindo! rs Leia os posts para acompanhar a sequência.

Hoje, quero falar sobre um instrumento que já usei muito e de muitos tipos e que as pessoas tem dúvida em relação a isso: Sites de busca de empregos.

Hoje em dia você pode encontrar muitos sites: gratuitos, pagos, específicos para algumas áreas ou não. Enfim, tem para todos os gostos e bolsos.

Como já disse, eu utilizei quase todos que existem e, para falar a verdade só tive êxito com a Catho.
Em alguns sites gratuitos eu nem recebi propostas e fiquei muito irritada, já o “vagas.com.br” recebi propostas de mais, mas algumas não tinham a ver com o que eu havia me inscrito e nas vagas em que me inscrevi não fui chamada para NENHUMA entrevista.
Sempre me inscrevo para vagas que tenham a ver com minha área, com minhas experiências e formação, etc. Achei muito estranho que não fosse chamada para nenhuma entrevista. Modéstia a parte, meu currículo não é de se jogar fora. Então, eu, particularmente não recomendo. Fiquei mais tranquila, ou não, quando soube de algumas amigas que também nunca foram chamadas pelo “vagas”. E você já usou?

Bem, pra quem não sabe eu sou de Santos e moro em São Paulo há quase 3 anos e já fiquei desempregada 3 vezes. Na primeira empresa eu fui demitida, na segunda, a empresa faliu e na terceira, era estágio e eu não quis renovar o contrato. Todas as vagas eu consegui pela Catho.

Aqui vão algumas dica para você ter uma busca bem sucedida:

– Se você é do tipo que costuma ser contratada rapidamente, escolha o plano mensal. Não se iluda com a promoção de 3, 6 ou até 12 meses.
– Se você tem um dinheiro reservado para isso e tem tempo para escolher com calma, vá para o plano de 3 meses promocionais. (Eles tem alguns planos diferenciados, principalmente se você já foi cliente).
– Pense bem antes de organizar seu perfil, seu currículo. Foque a vaga que está escolhendo e coloque somente informações relacionadas a esta vaga. Veja aqui algumas dicas sobre como conseguir a vaga que está de olho.
– Reserve 10 minutos do seu dia para sentar na frente do computador e enviar currículo para as empresas.
– Saiba filtrar corretamente. Poupe seu tempo. Por exemplo, não fique procurando páginas e páginas para a vaga de professor, se você pode ir diretamente para “professor de português”. Não procure “administrativo” se você pode procurar “auxiliar administrativo”. Entendeu? Tempo é super importante.
– Algumas vagas exigem que você responda a várias perguntas. E algumas empresas usam as mesmas perguntas pois são oferecidas pela Catho. Em um dia de bom humor fica fácil responder todas, mas em um dia de cansaço e estresse, é mais fácil não se candidatar. rsrs Então, sempre que responder a alguma pergunta, faça um documento no word e copie cada uma delas com e sempre que for responder, copie e cole. Se necessário faça pequenas adaptações.
– Se possível, peça para alguém de confiança ler suas respostas antes de enviar para verificar se está compreensível e bem escrito. Sem erros ou ideias repetidas.

Eu sei que quando estamos desempregado fica difícil pagar por um serviço como este. Mas, de todos os sites que eu usei, como disse, indico a catho, pois as empresas são diferenciadas, eu tenho várias opções para escolher não apenas aguardo para ser escolhida, para mim, é certeza de encontrar alo legal e nunca me arrependi. Foi um belo investimento.

Você já usou a Catho ou outro site de busca de empregos? Como foi?

Seja qual opção escolher, tenha confiança, busque ser o melhor candidato que a empresa está procurando através da postura, roupa, simpatia, sem exagerar e mentir.

Sei que a melhor da vaga da sua vida vai aparecer! 😉

Boa sorte!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s