Ouviu essa palavra e já se arrepiou? A palavra rotina te dá medo ou alívio?
Tenho que confessar que sou uma pessoa guiada por hábitos.
Muitas vezes tenho dificuldade em me lembrar que dia é hoje, vou vendo os dias passarem através dos meus hábitos: O dia de fazer planejamento das aulas, o dia da hidratação no cabelo, os dias da monitoria na faculdade e assim por diante. Além disso, adoro rotina. Fico um pouco insegura quando não sei o que me pode acontecer.
Eu gosto muito de assistir o canal GNT. Dificilmente tem algum programa que não gosto na grade dele.
Assisti há um tempo atrás um episódio do programa “Alternativa Saúde”, que falava sobre hábitos e dizia que “40% de nosso dia é composto por hábitos como ler, assistir a TV ou escovar os dentes” e mais, que isso é importante para o cerébro economizar economizar energia para tarefas mais importantes. Interessante, né? Como são tarefas que sempre fazemos, não precisamos queimar tantos neurônios para realizá-las!
Hábitos não são de todo, ruim. Fazem bem para nosso cérebro e também para o nosso humor.
Realizar hábitos diários como escovar os dentes, limpar o chão, praticar uma atividade física nos dão sensação de prazer, de dever cumprido.
Mas você sabia que hábitos não são cortados, e sim trocados por outro? É verdade!
Pesquisas comprovaram que para eliminar um hábito, adquire-se outro no lugar…
Outra curiosidade bem bacana é que se você tem um hábito ruim, este irá conduzir todos os outros. É como um “hábito mestre”.
Por exemplo, se você não faz outra coisa no seu dia que não seja jogar video games, adquirirá outros hábitos ruins, como: comer snacks calóricos e pobres em nutrientes pois não pode parar seu jogo para cozinhar ou então pedirá a amada pizza, pois já chega pronta e tão pouco preparará um suco, aproveitará a promoção do combo do refrigerante grátis. Se identificou? rs
Também não manterá hábitos de socialização e não desenvolverá tanto o seu lado afetivo quando deveria.
Que coisa né?!
A apresentadora, Patrycia travassos, termina o programa falando algo muito bacana, e quero deixar como Dica pra hoje, pra você:
“Quando se muda um hábito mestre, vários hábitos se transformam naturalmente. Não importa quão antigo ou difícil ele seja. O que importa é que a chave “tá” dentro você”.
Aproveite o restante do seu dia e adquira hábitos saudáveis pro seu corpo, sua mente e seu espírito!
😉
ps.: mais informações sobre este e outros episódios, aqui.