Mais

Estou desempregado… e agora?

A taxa de desemprego cai a 5,6% em julho, no Brasil (dados da última pesquisa feita pelo IBGE), mas você continua fazendo parte da estatística de desempregados?
Não se preocupe! A Dica pra hoje é… aproveite todas os “problemas” e torne-os em aprendizado!

Mesmo que a situação esteja difícil e que as contas não parem de chegar, pense em uma coisa: Você tem tempo suficiente pra pensar nos próximos passos pra sua vida! Olha só que coisa boa! rs
Encare como um tempo para refletir, para analisar suas escolhas, para fazer cursos… ah! Não me fale que não pode fazer cursos porque está sem dinheiro!
Em primeiro lugar: se você está recebendo seguro desemprego, não saia gastando como um louco com roupas, comida e noitadas! Invista em você, mas invista certo! Na sua carreira!
Hoje em dia tem cursos baratinhos, como por exemplo no FIESP ou no SENAC. Cursos rápidos de 3 meses.
E se você não tem dinheiro de jeito nenhum, ainda existe a opção dos cursos gratuitos on line. É só você colocar no google: cursos gratuitos e aparece uma página cheeeeeia de informações! Não se acomode.

(Para ver dicas de como administrar seu dinheiro, clique aqui.)

Um dos problemas do ser humano é o comodismo. Muitas vezes procuramos salário e não emprego. E por isso tomamos decisões erradas, escolhas decepcionantes e vivemos insatisfeitos.

Pegue um momento do seu dia e faça uma lista:
– O que eu gosto de fazer;
– O que eu não gosto de fazer;
– Quais são meus pontos fortes?
– Qual horário é melhor pra eu trabalhar? (se você faz faculdade ou tem outras obrigações)
– O que eu faço que as pessoas sempre me elogiam?
– Qual é o ambiente de trabalho que me dá prazer: escritório? Lugares abertos? trabalho com computador? trabalho com pessoas? Administrativo? Mão de obra? etc

Faça uma lista muito sincera. Aos poucos vá pegando os pontos em comum entre um tópico e outro; assim você vai ser automaticamente guiado ao tipo de trabalho que você quer.

Não vou me aprofundar muito neste assunto em específico pois vou fazer um post só sobre “Como escolher as empresas para enviar currículo” Então não perca!

– Não deixe para procurar emprego no último mês. Dificilmente você será chamado logo que entregar seu currículo e algumas empresas demoram pra dar a resposta ou tem processos seletivos demorados. Pense que depois de começar a trabalhar, você vai demorar mais 1 mês para receber, então se antecipe.
– Não se desespere! Não ache que você não vai encontrar um bom emprego ou que nunca vai ter o salário dos seus sonhos. Se você faz sua parte se dedicando, sendo um profissional competente, que se atualiza e busca o conhecimento, um dia você vai encontrar a empresa que te merece! Acredite!
– Não se acomode. Não pense: “Já sei pra onde vou mandar currículo. Lá eles vivem contratando, todo mundo consegue. O salário é horrível e a empresa é péssima, mas pelo menos eu vou conseguir um trabalho… Não! Não é assim! Você tem muuuuito potencial e pode conseguir algo muito melhor! Não tenha medo de arriscar. O “não” você já tem, certo?

Estar desempregado, como o próprio verbo diz (estar) é um estado, ou seja, é temporário.
Faça este período render, realizando coisas que vão te acrescentar.

Seja sábio! Você vai conseguir algo muito bom! Tenho certeza!

O que você acha pior: Estar desempregado ou trabalhar em uma empresa que não gosta? Comente!

Não importa se está desempregado… em todo o tempo aproveite!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s