Mais

Segunda- feira: Segunda chance.

Já faz alguns dias que tive a ideia de fazer uma série de posts sobre organização da rotina diária e ontem decidi que começaria esta série na segunda- feira por ser o “Dia Mundial do Recomeço” rs
É na segunda- feira que as pessoas começam suas dietas, fazem suas promessas, procuram emprego, etc. Então quis fazer algo para incentivar você.

Justo hoje, como que de propósito, meu relógio não despertou!
Toda segunda- feira eu acordo às 5 da madruga e saio às 6.
Como não despertou, eu acordei sozinha às 6, desesperada, e consegui sair às 6:05.
Não preciso falar que não tomei banho, né..rsrs
Cheguei no ponto de ônibus junto com o ônibus e no fim deu tudo certo.

Se fosse há algum tempo atrás eu conseguiria sair rapidamente da mesma forma (sempre fui rápida para me arrumar), mas teria esquecido de levar mil e uma coisas. Hoje, minha rotina está bem ajustada.

Todos os dias, na parte da noite, eu separo a roupa que vou usar para trabalhar no dia seguinte. Tudo: roupa, casaco ( se houver necessidade), brinco, colar, acessórios em geral, maquiagem, roupa íntima, meias e calçados.
Ao lado, coloco minha mochila com todos os materiais que usar no trabalho e na faculdade.
Já penso no que vou comer no café- da- manhã, então não perco tempo olhando a geladeira esperando uma luz.
E assim, saio para trabalhar tranquila, sem stress e sem ficar me perguntando “será que esqueci alguma coisa?” rsrsrs

Neste primeiro post da série “Organização da rotina”, minha dica é: “Adquira uma agenda”
Nela você anota os eventos ou tarefas nas datas em que acontecerão ou que deverão ser entregues.
Por exemplo: Consulta no médico, dia 05/09. Marque no dia 05/09! Não em um papel solto e nem no
dia que ligou para o consultório. Se escrever no papel solto, corre o risco de perder e se escrever no dia em que ligou, talvez não se lembre quando ligou e assim, não vai encontrar o recado.
Escrevendo no dia da consulta, toda vez que for conferir, verá que tem um compromisso em tal data.

Tenha também o costume de verificar sua agenda todos os dias à noite, assim você conseguirá se organizar e ajustar sua rotina em sua mente e não ficará desesperada, correndo pra lugar nenhum. Nos fins de semana, veja sua agenda semanal. Afinal, quantas vezes você deixou para fazer um trabalho, da escola ou faculdade, em cima da hora porque só viu no dia anterior? Convenhamos que a qualidade não é a mesma do que se bem pesquisado… Olhando as tarefas da semana, será mais fácil planejar e realizá-la com sucesso.

Se você for adepto (a) do caderninho ao invés da agenda, coloque BEM DESTACADO os prazos: horários e dias. Assim, toda vez que você olhar, os dados destacados chamarão sua atenção e você não vai esquecê-los.

Não confie na sua memória. E isto não é pra quem é mais velho. É pra todos! Nossa memória falha e quando acumulamos informações, falha mais ainda. Acabamos lembrando só de algumas coisas. E o esquecimento gera stress.
Tenha uma agenda e tudo dará certo.
Existem outras opções como “Weekly planner” (Planejadores semanais). Você encontra uns modelos bem bonitinhos para baixar da internet ou em livrarias convencionais.

Nunca marque tudo pra um dia só! Imprevistos acontecem e você pode ficar sem fazer algo que era importante. Tenha sempre uma janela (espaço livre) no seu dia e evite marcar mais de 3 compromissos ou tarefas para  a mesma data. Principalmente se você trabalha e estuda, será
impossível e super desgastante.

Outra dica preciosa é: Não menospreze lazer e bem – estar.
Se você é o tipo de pessoa que vai vivendo e quando vê não fez nada, preste atenção.
Marque em sua agenda inclusive coisas do tipo: hidratação no cabelo, fazer unha, limpar a necessaire, cortar a unha, etc.
Parece super bobo, mas quando a gente percebe o cabelo já está uma palha, as unhas estão todas tortas porque você foi roendo enquanto elas quebravam, sua necessaire está pura sujeira de lápis e maquiagem, e você um caco. Se cuidar DEVE fazer parte da sua rotina. Você é mais importante que todas as suas tarefas!

Particularmente, não tem nada mais gostoso que saber que fiz tudo que deveria fazer. Adooooro dar meus “ticks” nas tarefas! Mas este gosto vai vindo aos poucos! O começo pode ser bem chato, mas você vai ver que vale a pena!

Na próxima segunda- feira, mais dicas!

Aproveite!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s